quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VEJAM ALGUMAS  TEREFAS PRÁTICAS - MODULO DE ACOLHIMENTO



Tarefa prática - Ambientação no Moodle - MOMENTO 1
 Descriçaõ da Tarefa pelo Tutor:
Com base no seu acesso ao Moodle e de posse do texto Moodle: a sala de aula virtual * realize as tarefas abaixo na plataforma Moodle:
1.      Faça um tour pelo ambiente para a familiarização com suas ferramentas e disponibilização de materiais didáticos.
2.      Abra o cronograma das atividades e imprima-o.
3.      Baixe os arquivos disponíveis para leitura para uma pasta de seu computador.
4.      Verifique o conteúdo do Fórum de Notícias.
5.      Preencha o seu Perfil para facilitar os contatos e o conhecimento entre os membros do grupo. E não se esqueça de inserir a sua foto (legível e atual).
6.      Envie uma mensagem reservada para um participante escolhido por você.
7.      Altere sua senha.
8.      Abra a Atividade 1 e imprima sua descrição.
9.      Faça contato com o seu tutor (enviando uma mensagem) informando que neste momento você está realizando essas tarefas práticas.
* - Este texto está disponível na pasta Textos - Momento 1 - Moodle com o título de Moodle.pdf.

***********************************************************
 
Tarefa prática - Google Apps
MOMENTO 2 - “Traçando o caminho na EaD”

Descrição da Tarefa pelo Tutor
Acesse o GOOGLE APPS EDUCATION pelo endereço mail.uab.ufjf.br e comece a explorar suas ferramentas. Consulte o texto Google Apps Education: ferramenta de edição, comunicação e pesquisa * (Unidade 2 - Volume 2) e realize as ações abaixo:
  1. Envie mensagens para alguns amigos;
  2. Prepare um arquivo de texto com dois parágrafos sobre o tour que você está fazendo por essas ferramentas, use alguns recursos de formatação e salve;
  3. Compartilhe o arquivo recém criado com seu tutor;
  4. Com base no cronograma do curso, marque na agenda as datas das atividades programadas.
Registre as suas dificuldades e faça contato com seu tutor a fim de esclarecê-las. Mas não se esqueça: o Google Apps é um programa que precisa ser explorado por você!
* - Texto disponível na pasta Textos - Momento 2 - Traçando o caminho na EAD com o título de Google_apps_education.pdf.

Falando um pouco sobre a realização da Tarefa
Na realização das atividades do momento dois, tive dificuldades, pois no texto dizia que: para realizá-las, teria que acessar o Google Apps através do endereço: mail.uab.ufjf.br, mas não conseguia fazer o acesso, quando descobri que poderia realiza-las criando uma conta no gmail, segui todos os passos para cria-la. Em seguida após já ter acessado com o login e senha, não conseguia traduzir as informações para o português, até achar o local para fazer essa tradução e assim encontrar todas as ferramentas necessárias para realizar as atividades, foi um pouco trabalhoso, gastei um bom tempo. Tive um pouco de dificuldade para consegui entrar no Google docs, e na Agenda, mas foi uma experiência maravilhosa, pois até o momento, não conhecia essa grande possibilidade, potencialidade que o Google possui.
 
Maria Eliete Gomes

***********************************************************

Tarefa Prática - Pesquisa na Web
TAREFA PRÁTICA MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"

Abra o textoRoteiro orientado para pesquisas na máquina de busca Google *  e realize as questões de pesquisa no Google.
Após a realização das pesquisas, escreva um pequeno relato (1 página) sobre a sua experiência: vantagens, dificuldades, facilidades e descobertas após a realização dos exercícios propostos.
Considerações que podem orientar o seu relato:
- Foi possível desenvolver todos os exercícios propostos?
- Houve alguma dificuldade na exploração e comprovação das dicas fornecidas?
- A utilização dos recursos de busca descritos e a busca avançada realmente auxiliam na localização de informações e sites da Web? De que forma?
- Por meio da exploração do ambiente do Google, é possível encontrar outras dicas para aprimorar as pesquisas?

Envie esta tarefa para o tutor.
* - este texto está disponível na pasta Quando se conhece a história se caminha melhor com o título de roteiro_orientado_para_pesquisas_web.pdf.


 TAREFA PRATICA- PESQUISA NA WEB
 
            Com a realização dessas atividades, através da pesquisa na máquina de busca Google, eu cresci muito, descobrir coisas fantásticas, tão maravilhosas que fiquei surpresa com tantas informações, tanto aprendizado que adquiri há tão pouco tempo, tempo este que foi riquíssimo para mim e que vai me ajudar para o resto de minha vida. Pois, sempre procurei e sonhava encontrar novas formas de buscas que Tornaria minha pesquisa mais precisa e só agora consegui, o que há muito tempo buscava; essas informações incríveis para meu crescimento profissional e pessoal, esse conhecimento de saber o ponto, o lugar certo, aonde ir para buscar exatamente o que procuro sem ter que perder horas e horas procurando, pesquisando aqui e ali um determinado tema ou imagens e o resultado ainda não ser satisfatório, pois até em tão não sabia fazer essa pesquisa, nem buscar dessa forma tão precisa que aprendi desenvolvendo as tarefas, forma essa, que já vai direto ao assunto desejado; agora graças a esse curso, com todas essas orientações, com o auxilio do roteiro orientado para pesquisas na máquina de busca Google, tudo ficou muito mais fácil, menos estressante e rápido para mim, pois agora sei como fazer e onde fazer uma busca completa e rápida e de várias formas referente a qualquer assunto que eu precisar, sem ter que me estressar perdendo tanto tempo e às vezes nem encontrando o com  buscava.

            Estou hipnotizada, em estado de... de.... Alexandre, com toda sinceridade, você nem imagina como estou nesse momento, não consigo por mais que eu tente, encontrar uma palavra que descreva exatamente como estou agora, o que senti e continuo sentido por causa da emoção, da alegria e satisfação me sentindo uma privilegiada por ter sido contemplada para fazer esse curso tão surpreendente cheio de expectativas, novidades, emoções e realizações... E com isso ter ganhado de presente a oportunidade de fazer grandiosas descobertas desde o momento que comecei a estudar e principalmente  com a realização dessas tarefas práticas- Pesquisa na Web. Pois até em tão não tinha idéia da grandiosidade de informações que estava a minha disposição e eu não sabia que elas existiam e como encontrá-las, não tinha idéia do quanto essas máquinas de buscas são ricas e de como são imensos e fascinantes os recursos e facilidades de pesquisas que elas nos propiciam, nos presenteia, nos colocando a disposição todos os recursos necessários para que possamos ter êxito e ganho de tempo em nossa busca.  

            Depois que realizei as pesquisas, tudo ficou mais claro e objetivo agora, a pesquisa na internet para mim é sinônimo de: ganho de tempo, solução da maioria dos meus problemas; em relação à busca na internet, só vejo vantagens, pois agora posso buscar novas descobertas usando todos esses recursos que descobri e descobrindo outros que com certeza posso achar fazendo pesquisas, tentando novas formas de buscas e assim com mais facilidade realizar muitas outras grandes descobertas que ainda estão por vir no decorrer de toda minha vida. Dificuldades sei que vou encontrar, mas agora saberei supera-las com mais facilidades sem tanta dor de cabeça  e desespero, pois, já tenho muitas ferramentas nas mãos para supera-las  cada vez mais, dia após dia e a todo instante, correr atrás  de mais e mais aprendizado nesse meio tão surpreendente  que é a comunicação via on line. 

Seguindo as orientações direitinho, não tive dificuldades na exploração e compreensão de todas as dicas, onde consegui com muito entusiasmo realizar todos os exercícios propostos. Com a realização destas atividades, à medida que iria pesquisando um item e passando para o próximo, era uma surpresa, uma nova experiência e aprendizagem e muita rica, que com certeza vai enriquecer extraordinariamente qualquer exercício ou trabalho que eu for realizar, seja para empresa, escola, faculdade ou apenas título de informação para conhecimento apenas.

            Aprendi muito sobre a educação a distancia, sua forma empírica, seu conceito, suas tecnologias, suas formas de comunicação e de realização de trabalho, seus pontos positivos e negativos entre outros. Como já disse, foi uma experiência, uma descoberta incrível, e todo esse conhecimento e descobertas foram possíveis à medida que fui fazendo a pesquisa sobre os itens proposto na tarefa que são: Localização de site com imagens, localização de arquivos do tipo PDF e arquivos Doc, pesquisa por meio de páginas semelhantes, pesquisa excluindo dela alguns termos indesejados, pesquisa pela seqüência dos termos, refinamento da pesquisa pela inclusão ou eliminação de palavras, localização de apenas definições/conceitos de termos e a busca avançada, todas as pesquisa foram feitas usando um termo sugerido e seus passo a passo para saber como realiza-las, assim como também a pesquisa de outros termos , temas não sugeridos que realizei para tirar a prova. 

            Tive a oportunidade de visitar com essas pesquisas, alguns blogs e assistir alguns vídeos, vi alguns esquemas, para exemplificar o conteúdo pesquisado, tive acesso a ferramentas muito interessantes e meios diferentes de encontrar o que procuro, me deparei com muitos textos que estávamos usando para nos orientar nas realizações das tarefas, como: Roteiros orientados para pesquisas web, muitos outros textos como recurso de pesquisa na web, tive acesso a apostilhas e texto que já havia feito cursos, textos maravilhosos em pdf, visitei revistas como: Revista Iberoamericana de Educacion teve informações muito úteis e importantes pela essa minha trajetória pela internet. Entrando em alguns fóruns aprendi muito, fiz muitas comparações e aprendi muitas coisas, como por exemplo, que uns fóruns eles usavam meios para recuperar arquivos jpd.doc, podiam entrar em you tube, descobri com essa minha viagem por esse ambiente fantástico, que existem meios muito interessantes de comunicação, trabalho e pesquisas que quero muito aprender como: enviar email com anexos múltiplos, gerar um arquivo. doc, com PHP, upload deup de imagens em php, como gerar arquivos.doc etc. foram tantas descobertas, são tantas informações e nomes, que nem imagino o que significa e como fazer.      

Desenvolvi todas as atividades com grande êxito, pois todas as dicas contribuirão imensamente para todas as atividades.  Descobri que é possível encontrar uma mesma informação em sits diferentes, que tem muitos blogs interessantes e que podem nos auxiliar muito, nessas atividades a maior duvida que tive foi em relação a pesquisa em paginas semelhantes, achei muito interessante o meio de pesquisa onde eu excluo dela algum termo indesejado, ou seja os resultados não considerarão  o termo que não quero.  Descobri que posso usar vídeos, revistas on-line, you tube onde posso encontrar várias formas de comunicação e aprendizagem, a pesquisa avançada é muito interessante. Para concluir, percebi também que usei a forma estratégica de ganhar tempo ao realizar essas tarefas, pois descobri que usei formas diferentes na realização dessas tarefas onde me possibilitou maior tempo livre e que a entregasse na data certa.

Maria Eliete Gomes

***********************************************************

Construção - Glossário de termos sobre EaD 
MOMENTO 4 - “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”
 dicionário 1
A construção de um glossário constitui-se em tarefa viável para o aprendizado de alguns termos próprios da educação a distância, como por exemplo: on-line, colaboração, cooperação, fórum, objeto de aprendizagem etc. Utilizaremos o glossário como uma forma de promover a aprendizagem ativa.
Para inserir uma palavra, basta acessar o Glossário no Momento 4 e clicar em inserir “Novo Item”. Você pode inserir quantas palavras quiser.
Em caso de dúvida, busque esclarecê-la com o tutor no fórum "Dúvidas referentes ao Momento 4".


Definindo Glossário: A palavra glossário é uma forma flexível de apresentar definições que podem ser relacionadas com todas as informações do conteúdo global do curso. Por exemplo, se o termo "educação" é definido no glossário e a palavra educação aparece em um fórum de discussão, ela aparecerá  como um link que conduzirá o estudante à definição anteriormente dada. Em fim, podemos definir glossário, como sendo uma forma de esclarecimento de nossas dúvidas, com o intúito de aprofundamento de nossos conhecimentos, pois este serve para nos auxiliar quando não sabemos o significado de palavras, termos que não temos conhecimentos, ele nos dar o significado.

Vejam alguns exemplos: 

COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA
COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA: È a forma de se comunicar onde permite o debate de temas, com a inclusão de opiniões em qualquer tempo, não sendo necessário que os alunos estejam conectados simultaneamente. Como exemplo,podemos cirar correspondência, e-mail, aulas gravadas etc.
 COMUNICAÇÃO SÍNCRONA

COMUNICAÇÃO SÍNCRONA: Aquela que permite a comunicção entre duas ou mais pessoas em tempo real, para isso, as pessoas precisam estar conectadas de alguma forma. Exemplos: no chat, no telefone, na videoconferência. 
 
TUTOR: Tradicionalmente, o termo tutor é empregado com o significado de protetor, responsável pela condução de alguém que fosse incapaz de conduzir sua própria vida. Na maioria dos casos, o tutor substitui os pais, quando esses se separam dos filhos em definitivo. O papel do tutor, nesse caso, é cuidar dos interesses materias, emocionais e educacionais do protegido, neste caso, nós alunos. 
Blog é um sistema de publicação na web destinado a divulgar informação por ordem cronológica, é como se fosse um diário publicado na internet. A exibição dos textos começa dos mais recentes para os mais antigos, de forma que a primeira página sempre mostra as novidades. 
    







Nenhum comentário:

Postar um comentário