quinta-feira, 14 de outubro de 2010

COMENTANDO ALGUNS TEXTOS

VAMOS APRESENTAR PARA VOCÊ O RESUMO, COMOENTÁRIO DE ALGUNS DOS TEXTOS DO MODULO DE ACOLHIMENTO.

A cada nova atividade, momentos, que passamos, no módulo de acolhimento, antes de começarmos a realização das atividades, eram sugeridos que lêssemos os textos a nós proporcionados, pois estes seriam nossos apoios, afim de que pudéssemos ter maior entendimento, simulação do objetivo de cada atividade proposta, esses textos foram a chave para o nosso bom desempenho, em cada atividade, tarefas desenvolvidas. 



Falaremos um pouco de alguns deles. 

 MOMENTO 1 - “Abrindo o caminho”


Texto do momento 1 - MOODLE:  A Sala de Aula Virtual  

 Segundo os autores o objetivo desse texto, tendo em vista que agora estamos matriculados num curso na modalidade à distância é:  Orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Segundo ainda o texto,  um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é definido como uma sala de aula virtualizada acessível via Internet. Nesse sentido, um AVA, possibilitado pelo avanço tecnológico, tenta reduzir não apenas a distância física entre os participantes de um curso – alunos, professores e tutores – mas, também e mais especificamente, a distância comunicacional. Portanto, sua sala de aula tem um endereço virtual. Não há limitações de tempo e de espaço. Nós poderemos acessá-la de qualquer ponto que tenha conexão com a Internet. Mas é importante que você leia  a texto a seguir para aproveitar todas as possibilidades desse espaço virtual. concluímos portanto, que os autores com este texto, pretendia nos orientar nos nossos primeiros passos dentro do Moodle, no perfil de aluno. Para eles  como ambiente Moodle é bastante intuitivo e, certamente, teremos facilidade em navegar por ele. É nesse ambiente que vamos encontrar nossas disciplinas, conversaremos com colegas cursistas, com nossos tutores,

 

MOMENTO 2 - “Traçando o caminho na EaD”


TEXTO 1: GERÊNCIA DO TEMPO E PLANEJAMENTO DE ESTUDO.

Neste texto, o autor nos chama a atenção, para que percebamos do quanto informações estão disponíveis para serem transformadas em conhecimento. Mas, contudo, não basta apenas ler os textos e acreditar que isso é suficiente para aprender. No estudo a distância. Não basta ler, é preciso estudar os textos e isso significa compreender o que se lê, relacionar um tema com outros, identificar as idéias defendidas pelo autor, comparar os assuntos com outros, e assim por diante. Enfim: para os autores é preciso investir um bom tempo em cada unidade de estudo. Investir o nosso tempo vai exigir de nós algumas habilidades e uma boa dose de disciplina. Caso contrário, nós estaremos perdendo tempo, sem obter um resultado adequado.

Assim, para que possamos obter sucesso, devemos pense no nosso curso como uma espécie de investimento. Para que pudéssemos entender melhor, os autores fizeram essa comparação: É como se você colocasse um dinheiro no banco todo mês e, ao final, pudesse utilizá-lo para comprar um bem com um valor bem maior do que aquele que você poderia pagar hoje. Os autores desejam que percebamos que, Quando fazemos um curso a distância, não podemos ter a ilusão de que imediatamente teremos uma quantia de conhecimentos adequada ao material que recebemos e que a medida do nosso aprendizado será a nossa dedicação, a nossa disciplina, a nossa vontade de aprender e de superar as dificuldades, a nossa inteligência em criar estratégias para aproveitar bem o tempo e, sobretudo, o comprometimento conosco mesmo. Pois mesmo que não haja uma pessoa por perto para cobrar, todos podem aprender e tem capacidade para isso mesmo à distância. Entende-se que mesmo sozinhos somos capazes, para isso, temos que ter muita disciplina e muita força de vontade, é disso que precisamos para transformar as várias moedas contidas em cada material em uma fortuna que nos abrirá novos caminhos e que jamais poderão ser roubados.

            Concluindo, o autor com esse texto, nos convidou para fazer uma reflexão sobre como usar o nosso tempo de maneira eficiente e organizada ao longo desse percurso em busca do seu crescimento pessoal, nos fazendo compreender que: fazer boas leituras e buscar conhecimentos é uma das melhores maneiras de “aproveitar o seu dia”. Essa é uma expressão latina idéia de Carpe Diem defendia há alguns séculos pelos poetas, que diziam isso porque sabiam que o tempo era precioso.

“Pare. Concentre-se. Afaste qualquer outro pensamento.
Deixe o mundo que o cerca se esfumar no vago.”
                                              Italo Calvino



TEXTO 2 momento 2: GOOGLE APPS EDUCATION:
FERRAMENTA DE EDIÇÃO,
COMUNICAÇÃO E PESQUISA

Esse texto que nos foi apresentado tem o compromisso de nos acompanha nesse caminho. Essa apresentação foi baseada na perspectiva de que nós teremos que nos familiarizar com alguns recursos específicos que facilitaria a nossa aprendizagem nesse curso. Trata-se de orientações para o acesso ao Google Apps e os recursos: e-mail, editor de texto e agenda, sendo esses os objetivos específicos deste texto. No campo da hipótese ficcional, máquina é tudo que pode ajudar o homem a desempenhar algum tipo de função com maior facilidade.  Para entender melhor, é citado no texto que, no campo da educação a distância, alguns recursos têm se configurado como atalhos que aperfeiçoam nossa aprendizagem; e que em um curso a distância, a eficiência e a freqüência no uso dos recursos disponíveis na plataforma (nesse caso, o Moodle) são fundamentais para a interação e construção individual/coletiva do conhecimento. O google Apps trata-se de um software com recursos de e-mail, editor de texto e agenda; Todas essas ferramentas são hospedadas pelo Google, não sendo necessário fazer downloads ou instalar softwares específicos.

“O mundo não é. O mundo está sendo.”
Paulo Freire



 
TEXTO 3 momento 2: TÉCNICAS DE ESTUDO

Nesta unidade, nos foi proposto pelo autor que assumamos, diante de nosso material de estudo, o papel de detetive, observando atentamente as pistas que os textos oferecem, para que possamos emitir com segurança o nosso parecer sobre o material investigado. Fala-nos, que nosso principal instrumentos de trabalho serão a nossa atenção, a nossa capacidade de observação dos detalhes e o raciocínio lógico.

A proposta do autor sobre leitura nos servirá para qualquer texto, a começar por estes desse módulo de estudos. As técnicas que nos foram apresentadas são relativamente simples, mas contribuirão muito para o nosso aprendizado. E nos chamou a atenção para que não esqueçamos que a partir de agora, além do texto, papel e caneta serão nosso companheiros inseparáveis. Portanto nos diz o seguinte: comecemos a nossa investigação, pois juntos procuraremos atingir os seguintes objetivos:
 
  • Exercitar técnicas de leitura cuidadosa e produtiva de textos acadêmicos.

  •  Sugerir estratégias para a organização das informações obtidas e para a produção de material de estudo a partir da leitura dos textos, como glossário, fichamento, resumo e resenha.

Para concluir o Autor nos diz: Esse é o trabalho do leitor como detetive: ficar atento às palavras e expressões que funcionam como pistas que ajudam na investigação e compreensão de cada passo dado pelo autor durante o texto. Com essa visão clara, você tem condições de redigir fichamentos, resumos e resenhas. Não esqueça, também, de procurar empregar em sua escrita os recursos de linguagem que funcionem como pistas para o nosso leitor.

“Raciocínio: quando o pensamento sobe uma escada.
Lógica: quando o pensamento é detetive.”
                                                                       Adriana Falcão




MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"


TEXTO 1: Os mapas


Os mapas são criados para marcar os caminhos, trilhas por onde caminhar no espaço abstrato do mundo.  A construção de mapas talvez nosso primeiro impulso de aprendizagem da vida, servem para nos levar do lugar onde estamos para o lugar onde desejamos ir. Ele nos faz entender, que o nosso mapa estar no nosso cérebro, todas as informações que uso no dia a dia e todas essas informações estão no espaço de latência. Quando preciso de alguma coisa, uma trilha salta do meu sono e me diz que trajeto segui. Os bebes, os animais o ser humano, todos os seres vivos, usam mapas para realizar toda a trajetória de suas vidas.

Piaget, em seu livro Biologia e Conhecimento diz que a aprendizagem é um processo de assimilação progressiva do espaço ao redor do corpo. Essa assimilação do espaço é a prioridade cognitiva do corpo, porque desse conhecimento depende sua sobrevivência.   

Riobaldo, filosoficamente diz que?: o“ real não esta na saída nem na chegada; ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Coisa boa esta, quando os caminhos também são destinos... Vagabundear pelas ruas da cidade é também um destino?

O Autor teve a confirmação de sua suspeita através de um mapa esboçado pelos estudantes, confirmação de que: Para o Aprendiz, a aprendizagem acontece no entorno vital. E ela se inicia com a construção de mapas e trilhas. O mosaico do Aprendiz, assim, terá a forma de um mapa definidos por trilhas que indicam os caminhos por onde deve andar o aprendiz para aprender. Não mais programas. Para ele, quem não tem mapas e trilhas ficam perdidos. Portanto assim deve ser para se viver: Entornos diferentes, vidas diferentes, mapas diferentes, trilhas diferentes, programas diferentes, saberes diferentes.



Antes das trilhas, o caminho. “caminhante, não há caminhos. Os caminhos se fazem ao caminhar”
                                                                                                                                             Antonio Machado


TEXTO 2: MAPAS CONCEITUAIS: INSTRUMENTOS PARA A COMPREENSÃO DE  TEXTOS
                                                                                                    


Uma figura vale mil palavras... mas como dizer isto em uma figura?

Neste texto, o autor tem como objetivo nos proporcionar aprender o que são mapas conceituais, para que servem, como fazê-los e como utilizá-los em diversos contextos. Forneceu-nos também dicas de onde obter uma ferramenta automática gratuita deles na Internet.

O autor nos apresenta algo que ele considera ao mesmo tempo muito antigo e muito novo: um modo de representar idéias graficamente. Neste sentido, os mapas conceituais segundo ele, são um modo de representação que tem diversos propósitos, embora tenha uma estrutura particular, adequada a uma grande diversidade de assuntos. Assim sendo, os mapas conceituais complementam e enriquecem outras técnicas de leitura de textos, como as técnicas de resumo.

Para concluir, neste texto, o Autor começou definindo, nos fazendo entender, o que são e como fazer mapas conceituais. Foi visto neste texto também, não apenas a lógica de execução como também os materiais facilmente acessíveis que permitem sua construção. Foram-nos apresentadas diversas funções dos mapas conceituais: como resumo de um tema, como instrumento de compreensão de um tema ou texto, como se fosse uma aplicação individual. Foi estendida a aplicação para uso em grupos, que podem utilizá-los para negociar um consenso de significado sobre um tema. Foi indicado que os mapas conceituais também podem ser utilizados com sucesso em diversas situações de planejamento, em particular do planejamento do ensino.

Para o autor, este olhar retrospectivo nos indica que caminhamos bastante. Que temos uma ferramenta útil em diversos contextos tanto pessoal quanto de grupos e, em particular, no contexto escolar.


TEXTO 3: PESQUISA NA INTERNET: RECURSOS E TÉCNICAS

                                                                                          

                                                                                               “Hipertexto é, tecnicamente, um conjunto de nós
                                                                                                                                                                              ligados por conexões.”
                      
                                                                                                                                                                                                  Pierre Lèvy
                                                                                                                                                                                                                                                                                 
A autora nos relata que a pesquisar na web é uma tarefa que exige intuição e paciência. A quantidade de informação disponível é imensa. Neste texto, objetivo principalmente, * Nos orientar sobre o funcionamento das buscas para pesquisa na internet.

Pois nele vamos encontrar algumas dicas para aperfeiçoar e filtrar as informações de sua pesquisa na Internet. Assim, nos foi apresentado pela autora algumas estratégias de pesquisa, bem como algumas formas de utilização das ferramentas de busca como o Google e o Altavista, entre outras. Foi-nos apresentado também uma seleção de portais virtuais que, certamente, irá nos auxiliar nesse mar de informações chamado web.

A autora finaliza nos dizendo: Que a rede trouxe significativa mudança em muitos aspectos de nossa vida. E que com ela, podemos nos comunicar de maneira muito mais fácil. Fala-nos também que além de tudo  isso, a web nos possibilita inúmeras ações voltadas para a otimização dos nossos estudos, como: pesquisar sobre qualquer assunto de nosso interesse, localizar  imagens, conhecer melhor alguns autores, ler artigos científicos etc. Enfim, segundo sua explanação,  são infinidades de coisas que a rede mundial de computadores nos oferece.


MOMENTO 4 - “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”


TEXTO1: AMBIENTES VIRTUAIS COMO ALIADOS NA APRENDIZAGEM
                                                                                                                                                
A Autora, deseja que ao lermos o texto, possamos perceber as inúmeras possibilidades que o ambiente virtual traz para auxiliar a nossa aprendizagem. A questão para ela, é que o ambiente por si só não faz nada, pois cada um desses espaços quem dinamiza somos nós, com diferenças de opiniões, com variados estilos de escrita, com as nossas singularidades, com marcas do humano. Ela nos diz que se tivermos disposição, para conhecer e utilizar as ferramentas do ambiente virtual, a chance de termos sucesso no curso e de compreender os conteúdos é bem maior.

Portanto, este texto objetiva enfatizar os ambientes virtuais (blog, wikispace, videoconferência, fórum e Chat) como ferramentas capazes de promover a auto-aprendizagem e a autonomia no estudo on-line. A autora ao escrever este texto tinha a intenção de nos levar a perceber essas ferramentas como aliadas ao seu próprio estilo de aprendizagem. 


“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.”
                                                                         Guimarães Rosa
 


TEXTO2: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
                                      CONCEITOS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
                                                             

Neste texto a autora nos fez refletir, sobre os conceitos de ambientes virtuais, a aprendizagem colaborativa e as formas de interação entre professor e aluno na EaD, em ambientes colaborativos de aprendizagem. Foi explorar o papel do tutor quanto ao incentivo à interação entre alunos num grupo e a motivação dos mesmos em ambientes colaborativos de aprendizagem. O texto tinha como principais objetivos: * Conceber stratégias pedagógicas para incentivar uma aprendizagem colaborativa, em ambientes virtuais de aprendizagem; * descrever a importância da interação professor/aluno, para o sucesso da aprendizagem on-line.



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades (...).
                                                                          
                                                                                (Camões)




MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”


TEXTO: BLOGS E WIKIS: CONSTRUINDO NOVOS ESPAÇOS PARA A APRENDIZAGEM


Falando sobre Blogs e Wikis, podemos concluir que ambas são ferramentas tecnológicas que estão à disposição de qualquer pessoa. O importante é ter em mente o objetivo pelo qual estão sendo criados, e que o uso eficiente dessas ferramentas exige alguma prática e observação antes que se tenha um domínio total delas.

Segundo o texto, hoje, não podemos falar de educação sem mencionar a internet, pois esta faz parte do nosso cotidiano e, cada dia mais, tem influenciado o processo de aprendizagem.

Os Blogs e os Wikis estão no centro das atenções da mídia; eles permitem que qualquer pessoa expresse suas idéias e opiniões para qualquer um que se disponha a ouvir. Sairemos da fase de simples diários pessoais para a fase de verdadeiras ferramentas de comunicação com alta capacidade de ação.

Percebe se que a autora nesse texto, teve a preocupação de investigar, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, tais como o uso pedagógico dos Blogs e dos Wikis e de que forma podem contribuir para que possamos nos tornar autores e organizador do seu próprio processo de aprendizagem.

Neste texto, objetiva-se principalmente: *Ajudar-nos a conhecer os blogs, os wikis e as etapas para sua criação.  *Auxiliar-nos a reconhecer as diversas possibilidades de emprego dos  blogs e dos wikis na construção do processo de ensino-aprendizagem.

Concluindo, neste texto tivemos a possibilidades de navegarmos pelos pontos fundamentais, abordando possibilidades, estratégias e práticas de utilização, com isso agora depois do estudo deste texto, somos capazes de construir nosso próprio blog e ou wiki. Enfim temos capacidades de construir e enriquecer nossa aprendizagem.



“O papel do educador não é de encher o educando com o
conhecimento de ordem técnica ou não, mas sim o de proporcionar,
através da relação dialógica educador-educando, a organização do
pensamento correto de ambos, levando-o a descobertas sem
fronteiras.”
                                                              Paulo Freire






Um comentário:

  1. Será que estamos dispostos a aceitar o convite de Ítalo Calvino que nos fala no Texto: Gerência do Tempo e Planejamento de Estudos para pararmos, deixarmos de lado qualquer outro pensamento e nos concentrarmos nessa aventura da busca pelo conhecimento através de um curso superior?

    ResponderExcluir