quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FÓRUM MODULO DE ACOLHIMENTO E ALGUNS COMENTARIOS

Notícias e avisos importantes
conversA
Este espaço é reservado aos tutores e professores do Módulo de Acolhimento. Nele, postaremos avisos, lembrete e novidades visando o bom andamento das atividades programadas. É importante que vocês estejam atentos a essas mensagens.
Tudo o que é postado aqui no Fórum de Notícias ...


COMUNICAÇÃO COM O TUTOR

         conversaw  
Este fórum foi criado para que vocês tenham um canal mais objetivo de contato direto com o tutor. Aqui vocês podem deixar suas dúvidas, sugestões, pedir esclarecimento sobre o cronograma, os prazos de entrega das tarefas etc. Embora tenha esta utilidade mais específica (de comunicação com o tutor), gostaríamos que vocês se sentissem à vontade para interagir neste espaço com os colegas também. Caso queiram e se sintam em condições, podem tranqüilamente dar um retorno para um colega que tenha, por exemplo, solicitado um tipo de esclarecimento.
Este espaço é nosso! Portanto, vamos utilizá-lo para construir uma comunidade bacana. 

Ana Cláudia Dias
Re: Comunicação com o tutor
por ANA CLAUDIA DIAS - Tuesday, 28 September 2010, 21:42
 
Alexandre, boa noite!
Em meu último contato, disse  a você que não estava conseguindo visualizar o vídeo sobre EaD. Olhei  e o único lugar onde achei Informações gerais foi logo abaixo das palavras iniciais , só aparece o video moodle-perfil e o vídeo moodle- mensagens. Estou olhando no lugar certo?
Obrigada,abraços

ELIETH
Re: Comunicação com o tutor
por MARIA ELIETE GOMES - Tuesday, 28 September 2010, 12:21
 
Alexandre,
Na realização das atividades do momento dois, tive dificuldades, pois no texto dizia que: para realizá-las, teria que acessar o Google Apps através do endereço: mail.uab.ufjf.br, mas não conseguia fazer o acesso, quando descobri que poderia realiza-las criando uma conta no gmail, segui todos os passos para cria-la. Em seguida após já ter acessado com o login e senha, não conseguia traduzir as informações para o português, até achar o local para fazer essa tradução e assim encontrar todas as ferramentas necessárias para realizar as atividades, foi um pouco trabalhoso, gastei um bom tempo. Tive um pouco de dificuldade para consegui entrar no Google docs, e na Agenda, mas foi uma experiência maravilhosa, pois até o momento, não conhecia essa grande possibilidade, potencialidade que o Google possui.
Alexandre! Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber, se as atividades – Tarefas prática – Google Apps eram para serem feitas somente no google apps através do endereço de gmail, ou se era para realizá-las também pelo endereço mail.uab.ufjf.br, como orientado no texto unidade 2 e se terei que lhe enviar alguma das ações determinas pela: Plataforma-Tarefa? Pois em tarefa prática - Google Apps texto online aparecesse a mensagem que eu não enviei nada? Preciso de respostas, por favor!...
 Mais uma vez muito obrigada!...


Imagem de Assessoria Pedagógica Cead
Fórum - "Abrindo Caminhos: Iniciando nossa Comunidade Virtual"
por Assessoria Pedagógica Cead - Monday, 10 April 2051, 15:00
 
ed
Prezado aluno,
Estamos iniciando nossas atividades do Módulo de Acolhimento e nada melhor, neste momento, do que nos apresentarmos. Assim, podemos nos conhecer um pouquinho mais. Aproveite e comente quais são suas expectativas com o curso e fale da sua vivência com relação à educação a distância.
Aguardamos você!
 

ELIETHOlá pessoal!... Sou Elieth
Estou chegando agora, e ufa!... já passei por grandes sufocos, nunca tinha feito um curso a distância, confesso que é tudo muito assustador, estou perdidinha, hoje é que consegui mandar o relatório da atividade 1, mas nem sei se mandei da forma certa, estou muito atrasada com as atividades, e mim sentindo um peixinho fora da lagoa. To contando com todos vocês... Estou ansiosa para lhes conhecer melhor. Estou com grandes espectativas sobre o curso

Um abraço a todos. 


Ana Cláudia Dias
Re: Fórum - "Abrindo Caminhos: Iniciando nossa Comunidade Virtual"
por ANA CLAUDIA DIAS - Monday, 20 September 2010, 20:15
 
        Andreia  ,boa noite !
Meu nome é Ana Cláudia, pelo que tenho visto, todos nós temos pouca experiência no ensino à distância. Acho que temos muito que aprender!!!
Dificuldades sempre aparecerão,mas unidos, nós faremos dela degraus para atingirmos a nossa meta. Abraços

Ana Cláudia Dias
Re: Fórum - "Abrindo Caminhos: Iniciando nossa Comunidade Virtual"
por ANA CLAUDIA DIAS - Tuesday, 14 September 2010, 20:14

Olá , Boa noite!
Sou professora da Rede Municipal  também , assim como você tive também problemas com a senha e não consegui mandar o relato a tempo. Fiquei desesperada, sem saber como fazia para enviar. Espero que na próxima tarefa tenhamos mais êxito. Ah, por sinal, como faço para colocar minha foto no lugar daquele bonequinho vermelho?
Abraços


Ana Cláudia Dias
Re: Fórum - "Abrindo Caminhos: Iniciando nossa Comunidade Virtual"
por ANA CLAUDIA DIAS - Monday, 13 September 2010, 22:20
 
Sou professora da Rede Municipal à 20 anos, nunca estudei a distância,confesso que estou um pouco apreensiva mas, espero que consiga vencer mais esta etapa e chegar ao final do curso.Conto com a paciência , ajuda e compreensão de vocês.
Ana Cláudia Dias
 



Imagem de Assessoria Pedagógica Cead
Fórum Geral Momento 2
por Assessoria Pedagógica Cead - Monday, 10 April 2051, 15:02
 
computador
"A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas" (Manoel de Barros)
Olá Pessoal
Completamos uma semana do Módulo de Acolhimento. Esperamos que vocês, de fato, se sintam acolhidos por esta Universidade!!
Quanta atividade, quanta experiência, quantos encontros e desencontros... Estamos tentando, juntamente com vocês, solucionar os problemas e, principalmente, auxiliá-los no processo de aprender de forma compartilhada, em rede!
Nossa equipe se ampliou, contamos agora com a presença literal dos tutores presenciais, que estão aguardando vocês nos pólos, certamente querendo ajudá-los dentro da perspectiva de que é possível construir conhecimento coletivamente.
Bons estudos a todos e que venha o Momento 2!!!


ELIETH
Re: Fórum Geral Momento 2
por MARIA ELIETE GOMES - Tuesday, 28 September 2010, 13:16
 
Boa tarde!
As primeiras vezes que entrei na plataforma, eu fiquei assustada, era tudo muito novo, estranho, nunca tinha participado de um curso a distancia e muito menos entrado em uma plataforma, fiquei perdida não sabia o que fazer e como fazer, tudo parecia grego para mim, não sabia a quem recorrer, a quem pedi socorro e como fazer isso. Apesar de ter pensado em desistir, fui mexendo aqui e ali, lendo as mensagens nos foros, às vezes caia numa comunicação com o tutor, e eu perguntava para mim mesma: Mas como se faz isso! Como vou pedir ajuda para meus colegas e meu tutor! Quem são eles?...
Agora, apesar de ter ficado um bom tempo perdida e ainda estar um pouco apreensiva, com medo e ansiosa, estou bem mais tranqüila, aliviada, mas confiante e aprendendo cada vez mais como trabalhar e realizar as atividades, pois sei que posso contar com todos os colegas e com o Alexandre. Depois do impacto dos primeiros momentos, estou sentindo protegida e acolhida por todos.
Abraço a todos.



Ana Cláudia Dias
Re: Fórum Geral Momento 2
por ANA CLAUDIA DIAS - Friday, 24 September 2010, 22:06
 
Boa noite a todos!
É com alegria que digo que me senti acolhida por vocês  e todas as vezes que precisei de ajuda, fui muito bem recebida, apesar de ter ocorrido alguns desencontros ( só consegui visualizar as tarefas do momento 2, na quarta, restando assim, pouco tempo para fazer e enviar as tarefas). Estou gostando muito desse novo jeito de aprender e, espero adquirir novos conhecimentos e alcançar meus objetivos.


Imagem de Alexandre Villar de Oliveira
Fórum - Atividade 2: Gestão do tempo
por Alexandre Villar de Oliveira - Wednesday, 6 October 2010, 01:10
 
Neste fórum você é convidado(a) a refletir sobre a gestão do tempo.
Em nossa vida pessoal ou no trabalho, lidamos com várias dimensões que exigem organização e gestão, como por exemplo: as informações recebidas, os relacionamentos que mantemos em nosso ambiente familiar ou de trabalho, novas demandas que emergem e exigem a tomada de alguma decisão. Uma das dimensões bastante evidenciada é a gestão do tempo. Sendo assim, esta atividade propõe que cada um de vocês analise as estratégias usadas para fazer a gestão do tempo em relação às atividades pessoais e/ou profissionais.
  • Como você gerencia o tempo em relação a sua participação neste curso? Estabelece prioridades, organiza um horário para leituras, para estudos e para a interação?
  • Como concilia o trabalho com os estudos e com as atividades sociais e familiares?
  • Quais estratégias utiliza?
  • Quais sugestões você gostaria de compartilhar com seus colegas?
Pense sobre essas questões e venha ao fórum socializar suas reflexões!

ELIETH
Re: Fórum - Atividade 2: Gestão do tempo
por MARIA ELIETE GOMES - Tuesday, 28 September 2010, 11:14
 
 
Olá colegas!...
Bom, minha vida é uma correria, saio cedo para o trabalho, e às vezes nem vou em casa almoçar, só retornando á tardizinha ou a noite. Atualmente estou muitos trabalhos para realizar, pois como achei que não seria selecionada para fazer esse curso, busquei outras formas de estudar, agora estou tendo que me desdobrar para consegui conciliar os outros estudos como esse e ainda trabalhar, cuidar de minha saúde, pois tive um problema e a 8 meses estou fazendo tratamento, arrumar tempo para família, ajudar meus sobrinhos fazerem o dever, arrumar tempo para o lazer com família, namorado... Eles me cobram atenção, reclamam que não tenho tempo para eles, confesso que está muito difícil conciliar tudo isso, até mesmo pelo fato de nunca ter sido muito organizada.
Estou com a agenda lotada, tem vez que fico tão estressada, parece que só eu não tenho tempo, que só eu trabalho tanto, pois vejo as pessoas à minha volta tão tranqüilas e eu tão sufocada, sem tempo nem mesmo para dar atenção às pessoas mais importantes na minha vida. Lendo o texto sugerido percebo o que já sabia: que eu preciso parar um pouco, nem que seja por minutos para me organizar, organizar minha vida, meu tempo, meus estudos, pois se eu não fizer isso logo, vou ficar louca e não vou conseguir realizar nem uma coisa nem outra, e não vou consegui me realizar em nada, nem estudo nem trabalho, nem na família. E olha quem nem sou casada e tenho apenas dois sobrinhos para ajudar tomar conta, ajudar fazer dever...
Cada dia mais estressada, não vou consegui concluir nenhuma meta, seja nos estudos, no trabalho na minha vida particular. Tenho que programar o pouco tempo que tenho livre, assim como o que não esta livre; não sei como farei isso, mas o primeiro passo já esta dado; me conscientizei que a desordem que está minha vida não pode ficar, a falta de organização e planejamento tem que acabar. Sei que não vai ser nada fácil conciliar tudo que tenho que fazer, mas vou tentar me policiar e tentar organizar melhor meu tempo. A começar pelas atividades do curso, que estou atrasada, pois quando cheguei já estava com a 1ª atividade atrasada e a 2ª já disponível para fazer e assim foi acumulando e já veio a terceira e eu tentando não ficar louca. Por não ter um computador e ainda no poder adquirir um, fica muito complicado, pois o momento que estou em casa que é no período da noite, eu poderia adiantar as tarefas e buscar ajuda com meus demais colegas. Tem uma frase que diz que mais ou menos assim “O nosso tempo é nós quem fazemos”. Antes não concordava muito com essa frase, mas agora sim, sei que temos condições de tomar conta de nosso tempo e torná-lo nosso aliado e não nosso vilão.
Geralmente, o horário que estabeleci para ler, estudar é pela manhãzinha, na minha hora do almoço e à noite a partir das 21h00min e daí até quando o sono e o cansaço permitirem, às vezes é difícil levantar tão cedo, principalmente quando fico até tarde estudando, mas é esse o meu tempo livre. Para eu organizar e não perder muito tempo, primeiro leio os textos e faço os exercícios e trabalhos a partir daquele que tem mais urgência de entregar e assim sucessivamente . Tentei seguir as sugestões do texto para que minha vida ficasse mais calma e bem organizada. Para eu organizar melhor tiver que deixar algumas rotinas para segundo plano, coisas que não tinha problema em ficar para depois e com isso ganhei mais um tempinho. Não podemos permitir que o trabalho nos escravize, temos mesmo é que sermos chefe dele.
A partir de agora tracei uma meta; Um dia vou ser dona absoluta do meu tempo e vou conseguir colocar tudo em ordem, organizar cada minuto do meu tempo.

Um abraço a todos...


Ana Cláudia Dias
Re: Fórum - Atividade 2: Gestão do tempo
por ANA CLAUDIA DIAS - Friday, 24 September 2010, 20:34
 
Boa noite, colegas
Como havia dito, sou professora e minha vida é uma correria! Trabalho em jornada dupla e quando chego em casa a noite, é uma rotina que exige muito ( tanto física ,quanto psicologicamente)...Enfim, uma loucura!
Às vezes ,acho que não vou conseguir , mas insisto e vou "aos trancos e barrancos" tentando, até chegar lá.
Quanto ao meu tempo, tenho tentado estabelecer um horário à noite para os estudos , e como é dificil! Com um filho de 4 anos, que a todo momento exige atenção.Também , quando dá uma folguinha, leio os textos  na hora do almoço.Como a colega Márcia disse: "É um desafio e tanto!"
Como tudo na vida exige esforço, dedicação e disciplina, vou tentando colocar em prática a sugestão dada no texto, para gerenciar melhor o tempo de estudo e espero que consiga realizar todas as tarefas e entregá-las na data prevista.


FORUM GERAL: MOMENTO 3






 
bola
Querida turma,
Temos recebido relatos de experiências positivas e prazerosas de alguns alunos. Ficamos felizes, afinal preparamos este curso tendo vocês como centro do processo. Por isso é com satisfação que iniciamos mais uma etapa do Módulo de Acolhimento: o Momento 3, que acreditamos ser, sem dúvida, mais uma oportunidade de crescimento para todos nós.
Como a fase inicial de adaptação à dinâmica do curso já está passando, a partir de agora incrementaremos o planejamento com algumas atividades extras. Assim, aquele aluno que der conta das suas tarefas antecipadamente poderá se lançar em novas aventuras.
Queremos que vocês desfrutem de cada atividade proposta e que, em caso de dificuldades, façam contato com o tutor ou comigo. Estamos aqui para auxiliá-los nesta caminhada de novos aprendizados.
(Editado por Alexandre Villar de Oliveira - Saturday, 25 September 2010, 19:10)

ELIETH
Re: Fórum Geral: Momento 3
por MARIA ELIETE GOMES - Tuesday, 28 September 2010, 13:37
 
 
Que bom, meninas!... Percebo que vocês já estão bem mais confiantes e com as tarefas todas em dia, fico muito feliz por vocês, espero que logo eu também consiga me organizar, para ter tempo de desfrutar das atividades extras. Estou um pouco atrasada, mas to lutando para conseguir me atualizar e ficar em dia com todas as atividades e poder respirar, mas aliviada, com certeza o momento 3 é sem dúvidas mais uma oportunidade de crescimento para todas nós e que  devemos aproveitar.
 
Uma ótima tarde a todas...

Ana Cláudia Dias
Re: Fórum Geral: Momento 3
por ANA CLAUDIA DIAS - Tuesday, 28 September 2010, 11:56
 
Bom dia , colegas!
Minha semana do momento 2 também foi um sufoco!! Até pensei em desistir.
Esta semana parece estar mais tranquila. Acho que estou começando a me familiarizar!!


Imagem de Assessoria Pedagógica Cead
Fórum Geral: Momento 4
por Assessoria Pedagógica Cead - Monday, 10 April 2051, 15:05
 
p
Dúvidas???

Pergunte!

Ana Cláudia Dias
Re: Fórum Geral: Momento 4
por ANA CLAUDIA DIAS - Thursday, 30 September 2010, 20:25
 
Alexandre, boa noite!
Estava dando uma olhada nos textos para leitura  o texto da unidade 4 ( Ambientes virtuais como aliados na aprendizagem ) aparece  duas vezes. è isso mesmo???
 
ELIETH
Re: Fórum Geral: Momento 4
por MARIA ELIETE GOMES - Thursday, 30 September 2010, 16:19
 
Boa tarde, Alexandre.
Quanto à elaboração do glossário para o momento 4, estou com algumas dúvidas:
  • Vou colocar nele somente três palavras e não preciso explicá-las?
  • Somente três palavras com seu significado?
  • Colocar três palavras com explicações ou palavras com três explicações, definições cada uma?
  • posso usar quantas palavras quiser?
  • Posso utilizar uma expressão para depois explicá-la?
  • Ou não a atividade não é nesse sentido que estou pensando?
Peço que me oriente, por favor.

Obrigada pela atenção.

Fórum: Influência das Tecnologias no Cotidiano do Aluno à Distância

cpont


Na atualidade a educação a distância é uma modalidade que pode promover a democratização e a universalização do ensino. As novas tecnologias, sem dúvida, influenciam a utilização destas ferramentas nos processos de ensino-aprendizagem.
Para muitos, as inovações tecnológicas são indispensáveis para esta modalidade de ensino.
As tecnologias, em especial as desenvolvidas no século XX, contribuíram muito para esta modalidade. Contudo, muitos docentes e discentes ainda se apresentam pouco afeitos a utilizar-se das ferramentas tecnológicas/EAD.
Vamos, neste fórum, refletir um pouco a respeito da influência das tecnologias no cotidiano do aluno a distância.

(Editado por Alexandre Villar de Oliveira - Thursday, 30 September 2010, 00:40)


ELIETH
Re: Fórum: Influência das Tecnologias no Cotidiano do Aluno à Distância
por MARIA ELIETE GOMES - Friday, 1 October 2010, 13:32
 
 
Boa tarde a todos!...
Um dia, li um frase que dizia o seguinte: “Vivemos na sociedade da informação” isso mim fez refletir e concluir que: A informática esta presente em quase todas as atividades que realizamos em nosso dia a dia, e que a cada dia que passa, ela vem adquirindo cada vez mais espaço na nossa vida, na vida das pessoas em geral, mostrando-nos um verdadeiro horizonte de aprendizagem, fazendo nos perceber também, que para conquistar esse horizonte, temos que nos atualizar e buscar uma forma de fazer parte dessa era digital para nosso próprio crescimento e para que não fiquemos para trás, pois ela nos coloca o mundo a nossa disposição, só que para conquistá-lo, temos que querer, temos que correr atrás e nos aperfeiçoarmos pois, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Como exemplo temos o curso que estamos fazendo, e já podemos concluir que sem as varias tecnologias que existe, seria impossível fazermos esse curso, onde toda atividade que realizamos precisamos contar com a tecnologia.

Um abraço a todos.

Ana Cláudia Dias
Re: Fórum: Influência das Tecnologias no Cotidiano do Aluno à Distância
por ANA CLAUDIA DIAS - Thursday, 30 September 2010, 20:18
 
colegas, boa noite!
Pensando a respeito...
Acho que alguns professores e alunos ainda não utilizam essa tecnologia, em virtude da falta de conhecimento e prática.Apesar de ser uma modalidade nova de ensino, com certeza essa tecnologia é, sem dúvida, imprescindível no processo ensino-aprendizagem . Como seria um EaD sem essa ferramenta?
Não consigo imaginar....



Imagem de Assessoria Pedagógica Cead
Fórum Geral: Momento 5
por Assessoria Pedagógica Cead - Monday, 10 April 2051, 15:07
 
Este fórum foi criado para que vocês possam tirar dúvidas e trocar informações sobre o momento 5.
 
ELIETH
Re: Fórum Geral: Momento 5
por MARIA ELIETE GOMES - Friday, 8 October 2010, 11:53
 
Ana Cláudia,
Eu também nunca havia feito um curso a distancia está sendo uma experiência nova e com muitos obstáculos, mas não se preocupe, vamos consegui juntas elaborar nosso projeto, no tempo certo.

Ana Cláudia Dias
Re: Fórum Geral: Momento 5
por ANA CLAUDIA DIAS - Wednesday, 6 October 2010, 21:44
 
Boa noite, Alexandre
Para mim tudo bem , acho que faremos um bom trabalho.
Abraços
ELIETH
Re: Fórum Geral: Momento 5
por MARIA ELIETE GOMES - Tuesday, 5 October 2010, 10:13
 
Para mim, esta ótimo.
Tenho certeza que vamos fazer uma boa dupla.



Imagem de Assessoria Pedagógica Cead
GRUPO 01 – DISCUTINDO A ELABORAÇÃO DO PROJETO
por Assessoria Pedagógica Cead - Monday, 10 April 2051, 15:08

Decidam os passos iniciais para o trabalho aqui! Vocês devem começar pelas escolhas: farão um blog ou um wiki? Quem pode ser o coordenador do grupo? Quais outras estratégias de comunicação vão usar (MSN, skype, telefone, encontro no pólo)?
A opção Wiki consta na plataforma Moodle.
Caso seu grupo a escolha, peça ao tutor para criar o wiki de seu grupo na plataforma.
Depois de definidas essas questões, vocês (ou apenas o coordenador) devem continuar usando este fórum para registrar os avanços no trabalho.
Não esqueçam de fazer um convite ao seu tutor para que ele tenha acesso ao blog ou ao wiki construído por vocês. Assim, ele terá como fazer alguns comentários.
Caprichem!!!! 
  
 Finalizando
 A realização dessa nova atividade foi muito importante para que pudéssemos nos conhecer, saber das nossas capacidades, nossos limites e conhecer os nossos colegas na qual faz parte do nosso grupo, mesmo sem nunca ter visto e apenas ter comunicado um com outro por meio das tecnologias.

A nossa forma de comunicação foi o e-mail, trocamos nº. de telefones. Enfim, foi uma experiência incrível. Não definimos que uma seria a coordenadora e dessa forma tudo saiu na mais perfeita ordem e harmonia, pois uma contava e confiava no trabalho da outra, na qual nenhuma deixou a outra na mão, o que uma fazia a outra olhava e corrigia se caso fosse necessário, e assim conseguimos finalizar nosso objetivo  da data prevista.

FONTE:  Informações retiradas do MOdulo de acolhimento UFJF 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário