quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HISTÓRIA DA INTERNET

A internet já faz parte do nosso cotidiano, nela consultamos a programação de cinema, realizamos compras, movimentamos a nossa conta bancária, enviamos e-mails, trabalhamos, nos diverti mos e estudamos com ela.

A Internet é uma rede que liga computadores no mundo inteiro. Foi criada em 1969 como um projeto militar e usada durante anos para comunicação entre universidades e insti tutos de pesquisa. Ela teve sua origem na década de 60, porque o  governo americano queria desenvolver um sistema para que os seus computadores
militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra de forma segura. Somente começou a ser explorada comercialmente no início dos anos 90.

Antes da World Wide Web (WWW) a internet era apenas usadas nas universidades e pelo exército para testes, estudos, trocas de informações e arquivos, visto que a internet não era democráti ca como hoje
que pessoas de várias partes do mundo se conhecem, jornais podem publicar matérias sobre um determinado fato e esse ser acessado por várias pessoas de diversos lugares do mundo, toda essa democrati za-
ção da internet .

A Web é um conjunto de documentos acessíveis por meio da Internet. Esses documentos (ou páginas Web) contêm uma tecnologia chamada hipertexto. Onde você poderá percorrer partes do documento e outros documentos através de pontes chamadas de links. Poderia descrever a World Wide Web como um
sistema de informação em hipertexto, gráfi co, distribuído, independente de plataforma, dinâmico, interati vo e global, uti lizado na internet. O hipertexto permite que você leia um texto e navegue por ele e por informações visuais de forma não-linear, com base nas informações que deseja obter em seguida.

A Organização Européia para a Investi gação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Em uma primeira fase, permiti a apenas aos cienti stas trocar dados. O responsável principal pela invenção foi Tim Berners-Lee. Em 1989, ele propôs um projeto de hipertexto que permiti a às pessoas trabalhar em conjunto,  combinando o seu conhecimento numa
rede de documentos. Foi esse projeto que fi cou conhecido como a World Wide Web. Ou simplesmente Web, ela funcionou primeiramente dentro do CERN, e no Verão de 1991 foi disponibilizada mundialmente.

Em 1994 Berners-Lee criou o World Wide Web Consorti um onde atualmente assume a função de diretor.

O W3C é um consórcio de empresas de tecnologia  atualmente com cerca de 500 membros. Ele desenvolve
padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou soft ware uti lizados, como celulares, PDAs, de maneira rápida e compatí vel com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet. Para alcançar seus objeti vos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para uti lizar essas tecnologias. No Brasil, o escritório da W3C iniciou suas
operações em 1º de novembro de 2007.
 
VOCÊ SABIA?
 
Mais tarde, e em reconhecimento dos serviços prestados para o desenvolvimento global da Web, Tim Berners-Lee foi nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra. Recentemente, Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento “Top100 Living Geniuses”, da consultoria Creators Synecti cs.
 
A Internet é uma gigantesca rede mundial de computadores espalhados por todo o planeta e interligados através de linhas comuns de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicação que tem como objeti vo estabelecer a troca de informações e serviços; unindo usuários parti culares, enti dades de pesquisa, órgãos culturais, insti tutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura.

No Brasil, a Internet chegou por volta de 1990. Em 1995 o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comumde implantação de uma rede integrada entre insti tuições acadêmicas e comerciais – desdeentão, vários fornecedores de acesso e serviços privados começaram a operar no Brasil.

A WWW - World Wide Web que em português quer dizer Teia de Alcance Mundial é a designação pela qual fi cou conhecida a rede mundial de computadores internet. É um serviço da Internet que permite o acesso a uma vasta quanti dade de informações e dados de forma fácil. A WWW ou simplesmente Web revolucionou a Internet por possibilitar a construção de páginas gráfi cas, que podem conter fotos, animações, trechos de vídeo e sons.

Nas páginas, a informação está organizada de forma hipertextual, ou seja, as páginas estão ligadas entre si, através de links. O único programa necessário para navegar- se na Internet é o navegador ou Browser.


COMO CONECTAR-SE A INTERNET

A conexão de computadores à Internet é feita através dos chamados Provedores de Acesso. Os provedores de acesso oferecem, em geral, várias modalidades de ligações e serviços de acesso, visando atender aos diferentes ti pos de usuários, indivíduos, pequenas empresas, grandes empresas com redes corporati vas, etc. O modo mais simples de estabelecer uma ligação entre o seu computador e um provedor de acesso é através
de uma chamada telefônica comum. Neste ti po de ligação, a conexão à Internet só existe durante o tempo em que a chamada telefônica ao provedor de acesso esti ver ati va. Há, porém, outras formas de ligação com o provedor de acesso que permitem que o seu computador fi que permanentemente conectado à Internet. A seguir, está apresentada uma descrição sucinta dos ti pos mais comuns de conexão à Internet, suas formas de
ligação e seus requisitos.


PROVEDOR

O provedor é uma empresa prestadora de serviços que oferece acesso à Internet. Para acessar a Internet, é necessário conectar-se com um computador que já esteja na Internet (no caso, o provedor) e esse computador deve permiti r que seus usuários também tenham acesso a Internet.


CONCEITOS BÁSICOS

Quando usamos a Internet temos várias termos vários importantes, a seguir apresentaremos alguns dos principais termos.

LINK OU HIPERLINK: Texto colorido e sublinhado ou elemento gráfi co em que o internauta clica para ir para uma página HTML na World Wide Web ou para uma página HTML em uma intranet. Resumidamente, links referem-se a atalhos para acessar outros endereços na Web ou a elos (“pontes de ligação”) entre documentos. Para saber quando há um link em uma página multi mídia, basta posicionar o cursor do mouse sobre um elemento gráfi co ou uma palavra destacada com uma cor diferente do conjunto de texto – o cursor do mouse muda para a forma de uma mãozinha.
 
HIPERTEXTO OU HIPERDOCUMENTO: Arquivo que apresenta recursos de hipermídia em formatos
diversos (diagramas, textos, imagens, sons, soft wares etc.), interligado a outros documentos por meio de links programados em pontos chaves, de modo que o usuário possa passar de uma informação para outra, conforme seu interesse. Estabelecendo uma comparação a um jornal, seria o correspondente ao leitor ler uma notí cia na página 2 que traz referência a outra notí cia conti da na página 20 possibilitando ao leitor o acesso a essa nova página imediatamente, no caso da internet, através de um clique de mouse. 
 
BROWSER OU NAVEGADOR: Programa que permite aos usuários da internet consultar páginas de hipertexto e navegar, passando de um ponto a outro da mesma página ou de página diferente, usando os links de hipertexto, além de desfrutar de outros recursos dessa rede de computadores. Os browsers (algo como “exploradores”, em inglês) mais conhecidos são o “Internet Explorer” e o “Firefox”. Sem eles, seria quase impossível ver o conteúdo das páginas multi mídia que estão na Internet.


NAVEGAR: A palavra “navegar” vem da palavra “navegador” Navegar na Internet signifi ca consultar seqüencialmente diversos hipertextos, acionando os links neles conti dos para passar de um para outro.

SITE: Local na Internet identi fi cado por um nome de domínio, consti tuído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráfi cos e informações em multi mídia. Um site na Internet é formado por uma ou diversas páginas. Existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo e até sites manti dos por apenas uma pessoa.

NOME DE DOMÍNIO: Endereço eletrônico que identi fi ca determinado site da internet.Uma organização
pode se registrar com um nome de domínio que melhor descreva sua especifi cação. Esse nome, no entanto,
deve ser único. Após a identi fi cação do domínio há a identi fi cação do país como .br (para o Brasil), .fr (para a França), .us (para os Estados Unidos). Abaixo segue a lista de alguns domínios:

• com Indica que o Website é uma organização comercial;
• gov Indica que o Website é uma organização governamental;
• edu Indica que o Website é uma organização educacional.
• org Indica que o Website é uma organização;


HOME PAGE: A porta de entrada de um site, ou seja, a página de abertura chama-se Home Page.

URL OU ENDEREÇO ELETRÔNICO: Um URL ou endereço é o caminho que leva o browser (navegador) até as páginas multi mídia da Internet. Esse sistema de endereço é também chamado de URL Uniform Resource Locator que em português significa localizador Uniforme de Recursos. As partes que consti tuem um endereço eletrônico da Web são separadas por pontos:


DOWNLOAD E UPLOAD: Download: é nada mais que pegar para você algo que está na Internet e Upload em português signifi ca carregar – é a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador.

HOME PAGE: Pela defi nição técnica temos que uma Home Page é um arquivo ASCII (no formato HTML) acessado de computadores rodando um Navegador (Browser), que permite o acesso às informações em um ambiente gráfi co e multi mídia. Todo em hiper-texto, facilitando a busca de informações dentro das Home Pages.
 
USANDO UM NAVEGADOR

Independente do navegador que você irá usar algumas funções são comuns, a seguir veremos alguns dos principais recursos:

DOWNLOAD DE FIGURAS NA INTERNET:
a) Clique com o botão direito do mouse sobre a fi gura desejada;
b) Escola a opção Salvar fi gura como;
c) Escolha o nome e a pasta onde o arquivo será baixado;
d) Clique em Salvar.

DOWNLOAD DE ARQUIVOS DISPONÍVEIS NA INTERNET

Alguns arquivos como jogos; músicas; papéis de parede; uti litários como anti vírus etc.; são disponibilizados na Internet para download a parti r de links (texto destacado ou elemento gráfi co), e o procedimento é parecido com o download de fi guras.

a) Clique no respecti vo link de download;
b) Aparecerá uma tela com duas opções, Abrir arquivo ou Salvar arquivo em disco;
c) Escolha Salvar arquivo em disco;
d) Escolha a pasta de desti no e logo em seguida clique em Salvar.
e) Observa-se a seguir uma Janela (de download em execução) que mostra o tempo previsto e a  porcentagem de transferência do arquivo. O tempo de transferência do arquivo varia de acordo com o ser tamanho (byte, kilobyte, megabyte).

BARRA DE ENDEREÇO
Endereço: neste campo o usuário digita o endereço (URL) do site na Internet que deseja visitar e logo após pressiona a tecla Enter no teclado ou clica sobre a opção Ir para poder acessar o mesmo.

BARRA DE BOTÕES
• Voltar: Volta para a página anterior já visitada;
• Avançar: Avança para a página seguinte já visitada. Fica ativo após você

utilizar o botão voltar;
• Parar: Cancela o carregamento da página;
• Atualizar: Recarrega a página atual;
• Página inicial: Acessa a página inicial defi nida nas propriedades do Internet Explorer;
• Favoritos: Abre uma janela do lado esquerdo da área de exibição, permite guardar, organizar e acessar mais rapidamente os seus sites favoritos;
• Imprimir: Imprime a página atual;
• Pesquisar: Disponibiliza um mecanismo de busca na Internet, através de palavra chave;
• Histórico: Guarda os endereços das últi mas páginas acessadas;

PRINCIPAIS AÇÕES DISPONÍVEIS

Dentro do navegador existem diversos recursos que facilitam e agilizam a navegação dentro do emaranhado de páginas e endereços disponíveis na Internet, dentre esses recursos se destacam principalmente as ferramentas listadas abaixo:

Pesquisa – ferramenta mais uti lizada na busca de sites para um determinado assunto por palavras-chave
Adição de endereço aos favoritos – sites que nos despertam interesse durante a navegação ou sites de acesso freqüente podem ser armazenados em uma região do navegador de maneira que toda vez que desejarmos visitar essa página ela está a apenas um clique de ser exibida.
Gerenciamento dos favoritos – na medida em que começamos a navegar com muita freqüência e a diversidade de assuntos na Internet é sem dúvida imensa, temos a possibilidade de organizar os nossos endereços favoritos de acordo com as característi cas comuns desses endereços, o que facilita a localização futura desses sites.
Impressão
Salvar como – É uma opção interessante para salvar uma página para acesso local sem a necessidade de estar conectado. Essa opção pode ser uti lizada também para iniciar a edição de uma página HTML de nosso agrado após ter sido salva localmente (no drive do computador, por exemplo). Frisa-se aqui que o conteúdo das páginas exibidas no navegador não pode ser modificado (a não ser em setores interati vos de determinadas páginas), pois o navegador executa simplesmente a função de exibição e não de editor.

MECANISMOS DE BUSCA

Sites de busca são mecanismos de procura relacionados a grandes bancos de dados com informações sobre as páginas da Web. Quando uma determinada palavra é digitada no campo de busca aparecem uma lista de páginas contendo informações sobre aquele assunto. Os principais sites de busca existentes são: Google, Altavista, Yahoo, entre outros.


Como descobrir um endereço na Internet?

Para que possamos entender melhor, vamos exemplifi car. Você estuda em uma universidade e precisa fazer algumas pesquisas para um trabalho. Onde procurar as informações que preciso ?

Para isso, existe na Internet os “famosos” sites de procura, que são sites que possuem um enorme banco de dados (que contém o cadastro de milhares de Home Pages), que permitem a procura por um determinado assunto. Caso a palavra ou o assunto que foi procurado exista em alguma dessas páginas, será listado toda esta relação de páginas encontradas. A pesquisa pode ser realizada com uma palavra, referente ao assunto desejado. Os sites de procura são divididos em: Sites nacionais: a pesquisa será realizada apenas no Brasil, em Português.

Sites internacionais: a pesquisa será realizada em páginas do mundo inteiro. Nesses sites também serão encontradas muitas páginas em português.


Alguns endereços de mecanismos de busca:

• www.google.com.br
• www.altavista.com
• www.yahoo.com


O Google além de ser a ferramenta de busca mais famosa, ainda possui várias outras ferramentas:

• Ferramenta de Idiomas: Auxilia na tradução de textos, possui várias linguagens disponíveis. Você pode digitar o texto e em seguida escolher a linguagem, em seguida clique no botão traduzir e seu texto será traduzido para a linguagem escolhida.

• Google Docs: Permite a edição de arquivos em texto, planilha e apresentação de Slides, é bem semelhante ao pacote do Offi ce e BROffi ce.

FONTE: Apostilha de curso técnico da UFJF





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