quinta-feira, 14 de outubro de 2010

 Atividade 2 do Momento 2: Fórum Gestão do tempo
  Descrição da Atividade:

Neste fórum você é convidado(a) a refletir sobre a gestão do tempo.
Em nossa vida pessoal ou no trabalho, lidamos com várias dimensões que exigem organização e gestão, como por exemplo: as informações recebidas, os relacionamentos que mantemos em nosso ambiente familiar ou de trabalho, novas demandas que emergem e exigem a tomada de alguma decisão. Uma das dimensões bastante evidenciada é a gestão do tempo. Sendo assim, esta atividade propõe que cada um de vocês analise as estratégias usadas para fazer a gestão do tempo em relação às atividades pessoais e/ou profissionais.
  • Como você gerencia o tempo em relação a sua participação neste curso? Estabelece prioridades, organiza um horário para leituras, para estudos e para a interação?
  • Como concilia o trabalho com os estudos e com as atividades sociais e familiares?
  • Quais estratégias utiliza?
  • Quais sugestões você gostaria de compartilhar com seus colegas?
Pense sobre essas questões e venha ao fórum socializar suas reflexões!



Apresentando a Atividade (Reflexão)

Olá colegas!...

Bom, minha vida é uma correria, saio cedo para o trabalho, e às vezes nem vou em casa almoçar, só retornando á tardizinha ou a noite. Atualmente estou muitos trabalhos para realizar, pois como achei que não seria selecionada para fazer esse curso, busquei outras formas de estudar, agora estou tendo que me desdobrar para consegui conciliar os outros estudos como esse e ainda trabalhar, cuidar de minha saúde, pois tive um problema e a 8 meses estou fazendo tratamento, arrumar tempo para família, ajudar meus sobrinhos fazerem o dever, arrumar tempo para o lazer com família, namorado... Eles me cobram atenção, reclamam que não tenho tempo para eles, confesso que está muito difícil conciliar tudo isso, até mesmo pelo fato de nunca ter sido muito organizada. 

Estou com a agenda lotada, tem vez que fico tão estressada, parece que só eu não tenho tempo, que só eu trabalho tanto, pois vejo as pessoas à minha volta tão tranqüilas e eu tão sufocada, sem tempo nem mesmo para dar atenção às pessoas mais importantes na minha vida. Lendo o texto sugerido percebo o que já sabia: que eu preciso parar um pouco, nem que seja por minutos para me organizar, organizar minha vida, meu tempo, meus estudos, pois se eu não fizer isso logo, vou ficar louca e não vou conseguir realizar nem uma coisa nem outra, e não vou consegui me realizar em nada, nem estudo nem trabalho, nem na família. E olha quem nem sou casada e tenho apenas dois sobrinhos para ajudar tomar conta, ajudar fazer dever...

Cada dia mais estressada, não vou consegui concluir nenhuma meta, seja nos estudos, no trabalho na minha vida particular. Tenho que programar o pouco tempo que tenho livre, assim como o que não esta livre; não sei como farei isso, mas o primeiro passo já esta dado; me conscientizei que a desordem que está minha vida não pode ficar, a falta de organização e planejamento tem que acabar. Sei que não vai ser nada fácil conciliar tudo que tenho que fazer, mas vou tentar me policiar e tentar organizar melhor meu tempo. A começar pelas atividades do curso, que estou atrasada, pois quando cheguei já estava com a 1ª atividade atrasada e a 2ª já disponível para fazer e assim foi acumulando e já veio a terceira e eu tentando não ficar louca. Por não ter um computador e ainda no poder adquirir um, fica muito complicado, pois o momento que estou em casa que é no período da noite, eu poderia adiantar as tarefas e buscar ajuda com meus demais colegas. Tem uma frase que diz que mais ou menos assim “O nosso tempo é nós quem fazemos”. Antes não concordava muito com essa frase, mas agora sim, sei que temos condições de tomar conta de nosso tempo e torná-lo nosso aliado e não nosso vilão. 

Geralmente, o horário que estabeleci para ler, estudar é pela manhãzinha, na minha hora do almoço e à noite a partir das 21h00min e daí até quando o sono e o cansaço permitirem, às vezes é difícil levantar tão cedo, principalmente quando fico até tarde estudando, mas é esse o meu tempo livre. Para eu organizar e não perder muito tempo, primeiro leio os textos e faço os exercícios e trabalhos a partir daquele que tem mais urgência de entregar e assim sucessivamente . Tentei seguir as sugestões do texto para que minha vida ficasse mais calma e bem organizada. Para eu organizar melhor tiver que deixar algumas rotinas para segundo plano, coisas que não tinha problema em ficar para depois e com isso ganhei mais um tempinho. Não podemos permitir que o trabalho nos escravize, temos mesmo é que sermos chefe dele.
A partir de agora tracei uma meta; Um dia vou ser dona absoluta do meu tempo e vou conseguir colocar tudo em ordem, organizar cada minuto do meu tempo.

Um abraço a todos...
Maria Eliete Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário