quinta-feira, 14 de outubro de 2010


HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida. Assistir à televisão, falar ao telefone, movimentar a conta no terminal bancário e, pela Internet, verifi car multas de trânsito, comprar discos, trocar mensagens com o outro
lado do planeta, pesquisar e estudar são hoje ati vidades coti dianas, no mundo inteiro e no Brasil.

Vivemos na sociedade da informação, Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento,
desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

A informáti ca talvez seja a área que mais infl uenciou o curso do século XX. A informáti ca está presente em quase todas as ati vidades que realizamos. A cada dia que passa, a informáti ca vem adquirindo cada
vez mais relevância na vida das pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e fi lhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender
e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas.
Informáti ca pode ser considerada como signifi cando “informação automáti ca”, ou seja, a uti lização de métodos e técnicas no tratamento automáti co da informação. Em 1957, o cienti sta da computação alemão
Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informati k: Automatische Informationsverarbeitung (“Informáti ca: processamento de informação”).

Em português, a palavra informáti ca é formada pela junção das palavras informação + automáti ca. Pode dizer-se que informáti ca é a ciência que estuda o processamento automáti co da informação por meio do computador.

A informáti ca está presente também no estudo e desenvolvimento de soft wares, equipamentos periféricos de entrada e saída de informação, robôs, linguagens e técnicas de programação, microeletrônica e todas as aplicações que de alguma forma fazem o tratamento automático da informação, de componentes para
cafeteiras elétricas a equipamentos de bordo de aviões. Para tal, é preciso uma ferramenta adequada: o computador.

O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e desti nada a
produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. Entre vários benefí cios, podemos citar:

grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;
• auxilia na execução de tarefas repeti ti vas;
• propicia a redução de custos em várias ati vidades.


Assim como em outras áreas, os computadores começaram como aparelhos rudimentares, que eram capazes de desempenhar apenas tarefas muito simples.

Comparada com outras áreas, a Ciência da Computação é muito recente. Mas, nestes poucos anos (pode-se apontar a Segunda Guerra Mundial como um marco inicial, quando efeti vamente se construíram os primeiros computadores digitais) o avanço da Computação foi rápido, abrindo-se em um grande leque de tecnologias, conceitos, idéias.

A primeira ferramenta conhecida para a computação foi o ábaco, cuja invenção é atribuída a habitantes da Mesopotâmia, em torno de 2400 a.C. Até hoje, o ábaco têm sido uti lizados no ensino pré-escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e cálculos. 


VOCÊ SABIA?

Foi mostrado que alunos chineses conseguem fazer contas complexas com um ábaco, mais rapidamente do que um ocidental equipado com uma moderna calculadora eletrônica. Embora a calculadora apresente a resposta quase instantaneamente, os alunos conseguem terminar o cálculo antes mesmo de seu competi dor acabar de
digitar os algarismos no teclado da calculadora
 
Os primeiros computadores eram muito diferentes dos que conhecemos hoje em dia. Em meados da década de 50 do século 20, os computadores ocupavam grandes salas especiais e eram operados somente por especialistas. Com o passar dos anos, o barateamento e a evolução da tecnologia fi zeram com que os
computadores fossem popularizados, transformando-se numa ferramenta de estudo, trabalho e lazer cada vez
mais universal.

A partir da metade dos anos 90, um outro fenômeno impulsionou a popularização dos computadores: a Internet. A Internet é a Rede Mundial de Computadores. Com a Internet, qualquer pessoa que tenha um computador conectado pode se comunicar com outra pessoa que esteja conectada em qualquer outro lugar do mundo.
Como curiosidade, antes de existi rem os processadores de texto, existi am as máquinas de escrever. E as primeiras ti nham formatos estranhos, como este modelo chamado Hansen Writi ng Ball de 1878.

VOCÊ SABIA?
Comemora-se em 15 de agosto o Dia da Informática.

HARDWARE

O computador é uma máquina projetada para realizar tarefas e ajudar na resolução de problemas que aparecem no dia a dia, seja automati zando serviços seja abrindo novas possibilidades de serviços. É um equipamento eletrônico que necessita ser programado para efetuar determinadas tarefas. Sem dúvida, o cérebro humano é muito mais perfeito e efi ciente que qualquer máquina de calcular, por mais sofi sti cada que esta seja. O único parti cular em que o cérebro é mesmo superado pela máquina é na velocidade de
cálculo. Por si só, o computador não é capaz de realizar nenhum trabalho. É somente um elemento capaz de executar uma tarefa cuja execução lhe é ordenada.
PRINCIPAIS COMPONENTES DO COMPUTADOR
O cérebro de um computador é o que chamamos de Processador ou CPU (do inglês, Unit Central  Processing). O Processador nada mais é que um Chip. Tudo o que acontece dentro dá máquina passa pelo microprocessador, e ele atua como “gerente” interno.O Processador principal fi ca localizado em uma placa denominada Placa-Mãe (ou Mother Board), que é uma grande placa que fi ca dentro do gabinete que abriga em si várias outras placas e os principais componentes internos do computador.
 
VOCÊ SABIA?

GABINETE: Nada mais é do que a grande peça metálica que fi ca geralmente ao lado do monitor do usuário, e que serve única e exclusivamente para “guardar” todas as peças internas do computador, aquelas que fazem realmente o trabalho de funcionamento. O gabinete ás vezes é chamado erroneamente de “CPU”. Gabinete não é CPU!


MEMÓRIA 

São os dispositi vos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositi vos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado. A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:

Memória principal:
São memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Nesta categoria insere-se:

A memória RAM:
Random-Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório consti tuem uma das partes mais importantes dos computadores, pois são nelas que o processador armazena os dados com os quais está lidando. Pente de Memória

A memória ROM:
Memória não voláti l, isto é, os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositi vo

Memória Secundária:
São geralmente não-voláteis, permiti ndo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes. Disco Rígido (100 GB) Pendrive (8GB) CD (600 MB) Disquete (1.44 MB)
Tipos de Memória Secundária:
Disco Rígido (100 GB), Pendrive (8GB), CD (600 MB),  Disquete (1.44 MB).


UNIDADES DE MEDIDA

Não é possível medir a quanti dade de informação armazenada por um computador uti lizando as unidades de medidas convencionais. O BIT é a menor unidade de informação reconhecida pelo computador, ele é visualizado como um circuito que indica dois estados (ligado/desligado) ou seja 0 e 1, o 0 (zero) é quando o circuito está desligado e 1 (um) quando está ligado.

Para formarmos um caractere (letra, número, sinal) são necessário pelo menos um conjunto de 8 BITs, ou seja para ser formar a letra “A” são necessários uma combinação de 8 bits que são eles: 00010110 esta combinação quando enviada ao processador signifi ca a letra “A”. Para quanti fi car a memória principal do equipamento são uti lizados múlti plos de bytes:

O computador tem limites, no que se refere à sua capacidade de armazenamento. Este limite é imposto pela qualidade do hardware (peças) que o seu computador apresenta, mais especifi camente de um item chamado HD (Hard Disk - disco rígido). O HD pode ser comparado à uma gaveta de um armário.



 UNIDADE DE MEDIDA                 ABREVIAÇÃO        

 Bit                                                      B                               
Byte                                                     B                              
Kilo                                                    KB   

                         

PERIFÉRICOS

Todo componente que transmite alguma informação para dentro do computador ou esse componente recebe alguma informação.São equipamentos eletrônicos que ficam na “periferia” do computador e tem como objeti vo permiti r a comunicação homem-máquina. Esses Periféricos são classifi cados de acordo com sua fi nalidade: Entrada de Dados, Saída de Dados, Entrada e Saída de Dados.

Mouse:

Dispositi vo de entrada equipado com dois ou três botões. O mouse é uti lizado para posicionar uma seta nas opções da tela, executando-a em seguida com um clique de É um dispositi vo de apontamento manual que permite selecionar e mover itens na tela. Um mouse pode ter vários formatos, cores e tamanhos. Quase todos os programas vendidos atualmente foram projetados para trabalhar com o mouse. O mouse é
essencial para a uti lização do programa Windows.
Teclado

É o dispositi vo de entrada (input) mais uti lizado nos computadores. O teclado possui um conjunto de teclas
alfabéti cas, numéricas, de pontuação, de símbolos, de controles. Quando uma tecla é pressionada , o teclado envia um código eletrônico à CPU, que interpreta-o, enviando um sinal para outro periférico que mostra na tela o caracter correspondente.

Teclado é nossa principal ferramenta de trabalho com o computador, e é com ele que digitamos  documentos, além de muitas teclas servirem de comandos de operações em  programas e no Windows. Um teclado pode ter de 102 a 114 teclas, sendo divididas em 5 partes da seguinte forma: alfanumérico (a-z, símbolos e acentos), numérico (0-9), movimentação (setas), comandos (Ctrl, Shift , Alt, Esc, Enter, etc) e teclas de função (F1 à F12).

Algumas teclas de maior importância e suas funções:

Enter ou Return: é a tecla que marca o fi m da linha. Quando é pressionada, subentende-se que o que foi digitado em seguida deverá sair na próxima linha.
• F1 a F12: são as teclas de funções dos programas. Estas exercem determinadas funções de acordo com o programa que está rodando.
• Esc, Ctrl e Alt: são teclas de escape, teclas de controle e teclas de alteração respecti vamente. Controlam a operação em seu computador.
• Tab: é semelhante a tecla de tabulação da máquina de escrever.
• Caps Lock: é a tecla que trava as maiúsculas.
• Shift : é a tecla temporária das maiúsculas. As letras sairão maiúsculas  enquanto a tecla Shift esti ver sendo pressionada.
• Nota: Quando a tecla Caps Lock esti ver acionada, se pressionar a tecla Shift as letras sairão minúsculas, ou seja, reverterá a função da Caps Lock.
• Backspace: é a tecla de retrocesso da máquina de escrever
• Num Lock: quando essa tecla é acionada fi cam disponíveis os números do lado direito do teclado (teclado numérico). Quando desati vado fi ca valendo as outras funções das teclas.
• Insert: usa-se para fazer inserções de linha, caracteres ou palavras.
• Delete: apaga o caractere em que esti ver posicionado o cursor.
• Page Up: retorna uma tela anterior a que está localizada.
• Page Down: avança uma tela após a que está localizada.


Scanner

Dispositi vo de entrada que captura imagens, fotos ou desenhos transferindo-os para a tela, onde podem ser trabalhados (editados) e depois impressos de volta para o papel ou armazenados em disco.O Scanner é um aparelho que digitaliza uma imagem. É como uma máquina de fotocópia, mas ao invés de copiar, torna cada ponto de cor em uma imagem digitalizada. Através do Scanner podemos “extrair” imagens de fotos, jornais,
desenhos, e colocá-las em nossos textos.


Impressoras
São dispositi vos de saída que passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no  microcomputador, como textos, relatórios, gráfi cos, etc...

• Matriciais - Uti lizam um sistema de impressão por impacto de agulhas (9 ou 24 quanto mais agulhas, a impressão é mais lenta mas com melhor qualidade) contra uma fi ta sobre um papel. Sua qualidade de impressão não é boa, dependendo do uso a que se desti na. A grande vantagem da impressora matricial é o valor da recarga de sua fita.

• Jato de Tinta (Deskjet) - Funciona com  borrifamento de jatos de ti ntas, formando minúsculos pontos sobre o papel. São silenciosas e possuem óti ma qualidade de impressão, tornando-se uma boa alternati va para quem não pode comprar uma laser. É a impressora mais uti lizada no momento. Na hora de comprar uma impressora devemos estar atentos aos seguintes detalhes:
- Qualidade de Impressão
- Se ela vem com os dois cartuchos (um colorido e um preto)
- Quanti dade de ti nta dos cartuchos
- Preço dos cartuchos para recarga
  
• Laser - Impressora de alta resolução que  emprega um sistema de impressão similar aos das  máquinas fotocopiadoras da Xérox. Produz textos de alta qualidade com absoluto silêncio, sendo sua velocidade medida em PPM (páginas por minuto). São muito difundidas apesar do custo mais elevado, tanto em equipamento como em seu material de recarga.



SOFTWARE

Um programa de computador pode ser defi nido como uma série de instruções ou declarações, em forma
aceitável pelo computador, preparada de modo a obter certos resultados. Também chamado de soft ware, esse termo é uti lizado para indicar a parte funcional de um computador.


Soft ware é a parte lógica que dota o equipamento fí sico de capacidade para realizar todo ti po de trabalho. Soft ware é um conjunto de instruções eletrônicas que dizem ao computador o que fazer. Um soft ware ajuda você a realizar tarefas específi cas. Você pode usar um soft ware para escrever cartas, gerenciar suas finanças, fazer desenhos, diverti r-se com  jogos e muito mais. Também é chamado de aplicati vo ou  programa. São divididos em dois conjuntos: básicos e aplicati vos.


• Básicos: Controlam internamente o computador, controlam toda a ati vidade do computador e são  chamados de Sistemas Operacionais. Os sistemas operacionais têm a função de testar o equipamento e
gerenciar o uso dos programas, ele também assegura que todos os componentes de um computador funcionem juntos com harmonia e efi ciência. (sem ele a máquina não funciona). Ex: DOS, Win 95/98/2000/
ME/XP/NT/ VISTA, Linux, OS2.

• Aplicati vos: São programas com  instruções de uma determinada linguagem seguindo uma organização lógica, com o objeti vo de instruir a máquina a executar determinada tarefa. São programas específi cos fornecidos por empresas especializadas. Cada ti po de programa tem uma fi nalidade. Ex: Word, Access, Excel, Acrobat, Reader, Winzip, etc.

SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR

Podemos classifi car os soft wares ou programas em alguns ti pos. A seguir é apresentada uma classifi cação genérica, que não é exausti va.


Sistemas Operacionais

Como o próprio nome sugere, são soft wares desti nados à operação do computador. Tem como função principal controlar os diversos dispositi vos do computador e servir de comunicação intermediária entre o computador e os outros programas normalmente uti lizados, o que permite que esses possam ser executados. O Windows e LINUX são os principais exemplos de sistemas operacionais para microcomputadores. Um computador, qualquer que seja o seu porte, não funciona sem um sistema operacional


VOCÊ SABIA?

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e soft ware (aplicati vos em geral). Seu nome derivado do nome do autor do núcleo deste sistema operati vo, Linus Torvalds.
Os computadores com sistema Linux são mais baratos pois este é um soft ware livre. Soft ware Livre, ou Free Soft ware, é o soft ware que pode ser usado, copiado, estudado, modifi cado e redistribuído sem restrição. Seu símbolo é um pingüim.


Programas Uti litários

São programas desti nados a facilitar e agilizar a execução de certas tarefas. Existem uti litários, por exemplo, para diagnosti car a situação do computador e seus diversos dispositi vos (como o Norton Uti liti es), para compactar arquivos (como o WinZip), para realização de cópias de segurança (“backups”), os soft wares anti vírus, etc.

Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, seja alterando o funcionamento normal da máquina. Eles se disseminam ou agem por meio de falhas ou limitações de determinados programas, se espalhando como em uma infecção.

Programas Aplicati vos

São os programas desti nados a nos oferecer certos ti pos de serviços, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrônicas, os programas gráfi cos e os sistema gerenciadores de banco de dados.

PEOPLEWARE



Computadores operam usando uma combinação de hardware e soft ware. No entanto, sem interação do usuário, a maioria dos computadore seriam máquinas inúteis.

Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de informáti ca. É um termo usado para se referir a um dos três aspectos centrais da tecnologia do computador: hardware, soft ware e peopleware. Qualquer pessoa que projeta, desenvolve, ou usa sistemas de computador tem um papel
importante no processo de computação e pode ser considerado peopleware.

FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR

O funcionamento do computador se baseia em quatro etapas: 

1) Entrada: um dispositi vo de entrada permite que você se comunique com o computador. Você pode usar os dispositi vos de entrada pra inserir informações e enviar comandos.

2) Processamento: A unidade central de processamento, ou CPU é o principal chip de um computador. A CPU processa instruções, realiza cálculos e gerencia o fl uxo de informações através do sistema de computador. A CPU se comunica com os dispositi vos de entrada, saída e armazenamento, a fi m de executar tarefas.

3) Saída ou Armazenamento: um dispositi vo de armazenamento, lê e grava informações. O computador usa essas informações para executar tarefas.

4) Saída: um dispositi vo de saída permite que o computador se comunique com você. Esses dispositi vos exibem informações na tela, criam cópias impressas ou geram som.

FONTE:  Ds informaçõe, Apostilha de curso técnico da UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário