quarta-feira, 13 de outubro de 2010

APRESENTANDO A UFJF

UFJF



A  Universidade federal de Juiz de Fora foi apontada como a terceira melhor do pais, na última avaliação do exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enad), avaliação feita pelo Ministério da Educação (Mec). Quem coordena os cursos de Educação a distancia é o (Nead), este órgão além dessas responsabilidades, ele também é responsável pela implementação dos cursos que serão oferecidos pela instituição, assim como gerar atividades, pesquisas e produtos relacionados a esta modalidade. O Nead auxilia e fomenta o uso de tecnologias de Informações e comunicação (tic) no processo de aprendizagem, ampliando as possibilidades de avanços utilizando a tecnologia como principal instrumento.
 
Para alcançar resultados como esses, a UFJF conta com uma estrutura de 1.346.793,80 m² de área do campus. Cerca de 19 mil alunos fazem parte dos cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, técnico, além de nível médio e fundamental. A reitoria da UFJF fica a cargo do professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, tendo como vice, o professor José Luiz Rezende Pereira. Na estrutura administrativa, aparecem as Pró-reitorias de Assuntos Acadêmicos, Cultura, Extensão e Cultura, Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação, Planejamento e Gestão, e Recursos Humanos.
. Infra-estrutura e Unidades
Colégio de Aplicação João XXIII
O Colégio de Aplicação João XXIII, da Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora, foi criado em 1965 pelo professor Murílio de Avellar Hingel, ex-Ministro da Educação, como “uma escola de experimentação, demonstração e aplicação”, para atender aos licenciandos em termos de pesquisa e realização de estágios supervisionados.
Para mais informações sobre o Colégio de Aplicação, acesse o Portal: www.joaoxxiii.ufjf.br.
Institutos e Faculdades
IAD - Instituto de Artes e Design (www.artes.ufjf.br)
ICB Instituto de Ciências Biológicas
ICE Instituto de Ciências Exatas (www.ice.ufjf.br)
ICH Instituto de Ciências Humanas (www.ich.ufjf.br)
Faculdade de Comunicação Social (www.facom.ufjf.br)
Faculdade de Direito (www.direito.ufjf.br)
Faculdade de Economia e Administração (www.fea.ufjf.br)
Faculdade de Educação (www.faced.ufjf.br)
Faculdade de Educação Física (www.faefid.ufjf.br)
Faculdade de Enfermagem (www.enfermagem.ufjf.br)
Faculdade de Engenharia (www.ep.ufjf.br) (www.ufjf.edu.br/eletrica)
Faculdade de Farmácia e Bioquímica (www.farmacia.ufjf.br)
Faculdade de Letras (www.mestradoletras.ufjf.br)
Faculdade de Medicina (www.medicina.ufjf.br)
Faculdade de Odontologia (www.odontologia.ufjf.br)
Faculdade de Serviço Social (www.posservicosocial.ufjf.br)

Biblioteca
O sistema bibliotecário da UFJF é composto por uma Biblioteca Universitária (Biblioteca Central) com acervo das diversas áreas do conhecimento, e 12 bibliotecas setoriais localizadas em unidades acadêmicas e culturais, com acervos especializados.
No Portal da biblioteca você pode conferir novos títulos, conhecer o regulamento, consultar todo o acervo etc. Para isso, basta acessar www.biblioteca.ufjf.br.

Hospital Universitário
O Hospital Universitário (HU) da UFJF é o campo de ensino e treinamento para estudantes, principalmente da área de saúde. O hospital chega a atender 12 mil pessoas por mês, com a realização de cirurgias e transplantes, assumindo, dessa forma, a posição de referência na cidade e regiões vizinhas. Conheça mais sua estrutura acessando o Portal www.hu.ufjf.br.

Empresas Juniores
Para qualificar a sua formação acadêmica, oferecendo a oportunidade de exercitar o empreendedorismo dentro de sua área de atuação, a UFJF conta com 11 empresas juniores fortemente sintonizadas com o mercado.
As empresas são administradas pelos próprios alunos e prestam serviços aos diversos setores da comunidade externa.

DCE
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade que representa todos os estudantes da Universidade, independente do curso. Nas discussões sobre a Universidade, o DCE participa como representante do corpo discente. Sua diretoria é eleita pelo voto direto e facultativo, e cumpre mandato de um ano.
 
DA
O Diretório Acadêmico (DA) é a entidade que representa os estudantes de um curso perante a direção da Faculdade e órgãos superiores, e perante toda a sociedade. O DA é um espaço de encontro, de integração entre os alunos, de questionamento, debate, construção coletiva e de luta. Os DA’s são compostos por grupos de alunos eleitos anualmente através do voto dos estudantes do curso ao qual a entidade irá representar.

Arte e Cultura
A UFJF, através da Pró-Reitoria de Cultura, investe na dinamização de espaços culturais e promove talentos para manter a comunidade universitária atualizada quanto às ações culturais em Juiz de Fora e região. Atualmente, a Universidade conta com sete museus, um teatro e dois prédios destinados à promoção de atividades artísticas e culturais, relacionados abaixo:
. Cine Theatro Central
. Fórum da Cultura
. Casa de Cultura
. Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia
. Museu de Cultura Popular
. Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira
. Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM)
. Museu de Marmelos Zero
. Museu Professor Lucas Marques de Amaral
. Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA)
Universidade de graduação, mestrado e doutorado da UFJF.

Rádio Universitária
A Rádio Universitária é um espaço aberto aos estudantes do Curso de Comunicação Social da UFJF, que são responsáveis pela programação, realizando a locução e produção dos programas de música, entretenimento e cultura. Na Universitária também funciona o laboratório de rádio atendendo a diversas disciplinas da Faculdade de Comunicação. Informações no Portal www.radio.ufjf.br.

Legislação
Os regimentos e estatutos da Universidade Federal de Juiz de Fora podem ser acessados no Portal da instituição: www.ufjf.br
 

Dados Estatísticos

Área total do Campus: 1.346.793,80m²
Área fora do Campus: 74.506,04m²
Área construída dentro e fora do Campus: 170.428,50m²


  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
  • Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
  • Telefone: (32) 2102-3800 - E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br
  • CGC: 21.195.755/0001-69
  • Copyright © 2009-2010 UFJF. Todos os direitos reservados.

Fonte: Informações retiradas do Guia do aluno em e www.cead.ufjf.br/biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário