quarta-feira, 13 de outubro de 2010

conceito de EAD SENGUNDO JOAO JOSÉ SARAIVA DA FONSECA

Conceito de Ead - Document Transcript

  1. João José Saraiva da Fonseca O que é Educação a Distância? A educação a distância é uma modalidade de ensino que não restringe o aluno ao mesmo espaço físico do professor. Historicamente existe uma associação entre educação a distância e o ensino por correspondência que utilizava a documentação impressa para veicular a informação. Hoje o áudio, o vídeo e a informática abrem espaço a outros instrumentos de mediação. A Educação à Distância é freqüentemente apresentada como sinônimo de ensino a distância, educação aberta e a distância, ensino aberto, flexível ou distribuído. Contudo com alguns autores, estas designações ainda apresentam dificuldades em descrever com exatidão educação a distância. O ensino está associado normalmente às atividades de transmissão de informação, adestramento e treinamento. A educação enquadra-se numa visão mais ampla, num processo ensino-aprendizagem que conduz o aluno a participar ativamente na construção do conhecimento e no seu desenvolvimento de seus potenciais intelectuais, laborais e sociais. O conceito de educação a distância envolve os seguintes elementos: separação entre professor e aluno durante a maioria do processo de ensino e aprendizagem; transmissão da informação entre a instituição que promove o curso e os alunos, através de meios instrucionais; comunicação interativa entre a instituição que promove o curso, o aluno e o tutor. Educação: da Distância à Mediação Sabe qual é a diferença entre ensino por correspondência e educação a distância? http://joaojosefonseca1.blogspot.com/ 
  2. João José Saraiva da Fonseca A designação educação à distância popularizou-se a partir de 1982, quando o Conselho Internacional para o Ensino por Correspondência alterou o seu nome para Conselho Internacional para a Educação à Distância. Por que será que se sentiu a necessidade de alterar a designação de ensino por correspondência para educação a distância? A alteração da designação de ensino por correspondência para educação a distância ocorreu em virtude da evolução tecnológica ter possibilitado o recurso a outros instrumentos de mediação que não exclusivamente o correio. A educação à distância dispõe hoje de diversificados suportes de transmissão de informação, que tornam possível a concretização das duas idéias básicas que lhe estão subjacentes: possibilitar um acesso igualitário à educação e promover aos aluno s condições próximas às oferecidas na educação presencial. Buscando acompanhar as constantes transformações tecnológicas e didático / metodológicas, a evolução da terminologia foi seguida por um continuo ajuste do conceito de educação a distância. O conceito atual de educação a distância visa expressar a riqueza de instrumentos de mediação, que possibilitam uma aproximação crescente entre as condições oferecidas ao aluno no estudo a distância e no presencial. Quais serão os aspectos básicos que estarão subjacentes ao atual conceito de educação à distância? Em 1980 Keegan apresentou os seis elementos básicos que sustentam a sua definição de educação à distância: separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial; influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto, organização dirigida), que a diferencia da educação individual; utilização de meios técnicos de comunicação, usualmente impressos, para unir o professor ao aluno e trans mitir os conteúdos educativos; http://joaojosefonseca1.blogspot.com/
  3. João José Saraiva da Fonseca previsão de uma comunicação bilateral, onde o estudante se beneficia de um diálogo, e da possibilidade de iniciativas bilaterais; possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização; participação de uma forma industrializada de educação, que, se aceita, contém o gérmen de uma radical distinção dos outros modos de desenvolvimento da função educacional. Qual a Diferença entre Educação a Distância e Educação Presencial? Como você entende a diferença entre educação a distância e presencial? De acordo com o que temos estudado, as diferenças entre educação presencial e educação a distância situam-se no fato de a educação presencial obrigar a um contato direto entre educador e educando em um local estabelecido, como exemplo, uma sala de aula. A partir desse encontro ocorre o processo de ensino-aprendizagem. O professor é o mediador num processo partilhado de construção do conhecimento, organizando os conteúdos, as estratégias de ensino e o ambiente favorável à aprendizagem. Como se organiza o processo de ensino e aprendizagem no caso da educação a distância? Na educação a distância, o contato entre o professor e aluno ocorre de modo indireto, através dos meios tecnológicos. A organização didática e pedagógica terá de ser planejada de modo que os alunos assumam a construção autônoma do seu processo de aprendizagem sem a presença física do professor. http://joaojosefonseca1.blogspot.com/
  4. João José Saraiva da Fonseca Definindo a Educação a Distância O que é a educação a distância? “A educação a distância é uma realidade que não tem como ser impedida” Rui Alexandre Perozza Os teóricos tentam há décadas encontrar um conceito para a educação a distância, bem mais próximo da realidade científica do que a referência apresentada acima. Esta tarefa não se tem revelado fácil e ainda hoje temos em discussão várias possibilidades de conceito. Propomos que você conheça: O que é a educação a distância? Ao falarmos de educação a distância, não poderemos esquecer que na sua essência ela não deixa de ser uma modalidade de educação e como tal tem o compromisso de oportunizar a transmissão, construção e reconstrução do conhecimento, com vista à formação de cidadãos competentes e conscientes de seu papel em nossa sociedade, capazes de atuarem produtivamente e de forma comprometida em seus ambientes sociais e em suas atividades profissionais. A educação a distância, analisada de um ponto de vista elementar, pode ser definida como: modalidade de educação em que alunos e professores estão separados pela distância e algumas vezes pelo tempo (Moore and Kearsley, 1996). Contudo o aprofundamento das propostas teóricas tem conduzido ao aprofundamento do conceito. De acordo com o Decreto 2.494 de 10/02/1998, a educação a distância é “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. Os conceitos de educação a distância apresentados encontram-se condicionados respectivamente pela distância geográfica e pela tecnologia. Esse conceito evolui hoje para uma visão em que aluno e professor não são atores divergentes e isolados geograficamente, mas participam mutuamente de um processo de aprendizagem coletivo e mediado pelos http://joaojosefonseca1.blogspot.com/
  5. João José Saraiva da Fonseca instrumentos, não apenas tecnológicos, mas, principalmente, sócio- culturais, reforçando a responsabilidade pela direção e significado da construção do conhecimento. A separação entre instituição que promove o curso e alunos, e entre alunos, não será mais geográfica, temporal ou tecnológica, mas cultural. Este é o desafio da educação a distância no próximo futuro. Bibliografia: Moore, M. G. & Kearsley, G. (1996). Distance education: A systems view. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company. João José Saraiva da Fonseca.
FONTE:http://joaojosefonseca1.blogspot.com/

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