quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PERFIL DO ALUNO NA EAD

Fique atento, pois no decorrer do texto daremos dicas de como ser um bom
aluno e conseguir com sucesso a aprovação em todas as ati vidades propostas durante todo o curso.

MAS QUEM É O ALUNO A DISTÂNCIA?

Para responder esta pergunta precisamos começar refl eti ndo sobre o novo papel que, na sociedade do conhecimento, é exigido do aluno, independente de ser da educação presencial ou a distância. Behrens  (2000) aponta que, nessa nova realidade, o aluno precisa sair da condição de sujeito passivo que só escuta,
lê, decora e não torna-se um repeti dor dos ensinamentos do professor. Ele tem que se tornar criati vo, críti co, atuar como pesquisador e interagir constantemente com o conhecimento, com os colegas e com os  professores. Ele precisa aprender a aprender e desenvolver um princípio que é fundamental e determinante na sua vida acadêmica a distância: a autonomia. Garcia Areti o (1996) faz uma comparação entre o aluno da Educação Presencial e a Distância:

Presencial                                                                                                          Distância                                                                                 
Homogêneos quanto à idade e qualificação                                 Heterogêneos quanto à idade e a qualidade Homogêneos quanto ao nível de escolaridade                                   Heterogenia quanta a idade e  qualidade
Lugar único de encontro                                                                   Estudam em casa, local de trabalho, etc.
Residência local                                                                                        População dispersa
Situação controlada / aprendizagem                                dependente                                                                                Situação livre / Aprendizagem independente
iMaioria não trabalha                                                                                  Maioria trabalha
Habitualmente crianças, adolescentes e
jovens                                                                                                           Maioria adulta
Realiza-se maior interação social                                                        Realiza-se menor interação social
A educação é atividade primária                                                          A educação é ati vidade secundária
Heterogêneos quanto à idade e
Tempo integral                                                                                                 Tempo parcial

Para isso, ele tem que desenvolver segundo Lima (2008) as capacidades de:

• Organizar-se em relação à uti lização do tempo disponível para estudar e a adoção de métodos objeti vos de estudos.
• Ter iniciati va para buscar outros conhecimentos, além daqueles fornecidos pelos professores e tutores, ou seja, desenvolver a habilidade de pesquisar constantemente.
• Estabelecer interações amplas e constantes, com professores, tutores, coordenadores e colegas de turma.
• Ser responsável em relação ao cumprimento das ati vidades propostas, no senti do
de não perder os prazos estabelecidos, sob o risco de produzir a desconti nuidade dos
estudos e começar a perder o interesse pelo curso.
• Atuar de maneira ati va, parti cipando de encontros presenciais e/ou virtuais, sugerindo, opinando, contribuindo com o bom andamento do curso.
• Ser solidário e colaborati vo com colegas, professores, tutores e equipe administrati va, tanto a presencial, como a equipe a distância.
• Uti lizar os meios de comunicação com habilidade e destreza e de maneira éti ca e produti va, sejam os meios mecânicos, eletrônicos ou digitais.
• Agir eti camente, de modo que nunca crie impedimentos ou constrangimentos para a equipe de gestores, professores, tutores e colegas de turma. Ainda segundo o autor, sem o desenvolvimento e o equilíbrio entre esses pressupostos, é impossível que se realize um processo de ensino e aprendizagem a distância. Eles são as bases de sustentação do processo e condição imprescindível para o desenvolvimento da interati vidade que é um fator importantí ssimo na EAD. Sugerimos algumas ações para um bom desempenho no desenvolvimento de suas ati vidades acadêmicas:

Quanto à aprendizagem:

• Lembre-se que você é o maior responsável pela sua aprendizagem;
• Procure desenvolver sua autonomia e independência nos estudos;
• Seja ati vo (a) e colaborati vo, dando sugestões e parti cipando de todas as ati vidades promovidas pelo professor;
• Programe-se, com disciplina, reservando um horário sufi ciente para a realização das ati vidades;
• Exercite-se em seu processo de aprendizagem, buscando aperfeiçoar-se nas estratégias de estudo, tais como: fazer esquemas, resumos, revisões, diagramas e outros.

Quanto às ati tudes e comportamento:

• Mantenha a mente aberta para as mudanças, novas idéias e perspecti vas;
• Tenha iniciati va, seja empreendedor no seu estudo;
• Preserve a autonomia e o pensamento críti co;
• Entre em contato com o professor (a)-tutor (a), sempre que ti ver necessidade de esclarecer dúvidas;
• Tenha disciplina para não deixar o ritmo de estudo diminuir durante o curso.
• Quanto ao relacionamento com seus colegas de turma: conheça a realidade dos alunos, saiba ouvi-los (as), tenha habilidade para conduzi-los em seus estudos, sem interferir em sua autonomia e liberdade.

Quanto ao relacionamento com os outros alunos (as):

• Interaja com os (as) colegas de turma; Troque mensagens com eles;
• Compareça aos encontros presenciais, pois a freqüência faz parte dos critérios de avaliação;
• Saiba posicionar-me nos debates, fóruns, chat e em outros instrumentos de comunicação;

Quanto aos estudos, dúvidas, exercícios e trabalhos:

• Procure elaborar e expressar suas idéias de forma clara e ordenada;
• Organize seu material de estudo e seus arquivos;
• Fique atento aos prazos para realizar suas tarefas em tempo hábil e não tenha prejuízos pedagógicos;
• Dedique-se à leitura dos textos propostos;
• Não fique com dúvidas! Registre suas dúvidas no fórum  e fale com tutor a distância;
• Distribuir seu tempo, a fi m de reservar um horário razoável para os estudos;
• Acompanhe seu progresso acadêmico, qualquer irregularidade entre imediatamente em contato com o tutor presencial.

Resumindo...

• O aluno da EAD tem que se tornar criativo, crítico, atuar como pesquisador e interagir constantemente com o conhecimento, com os colegas e com os professores;
• Ele precisa aprender a aprender e desenvolver um princípio que é fundamental e determinante na sua vida acadêmica a distância: a autonomia.
• Deve organizar-se em relação à uti lização do tempo, ter iniciati va para buscar outros conhecimentos, estabelecer interações, ser responsável em relação ao cumprimento das ati vidades propostas, parti cipar dos encontros presenciais e/ou virtuais, ser solidário e colaborati vo com todos, uti lizar os meios de comunicação com habilidade e destreza e de maneira éti ca e produtiva.

Fonte: Apostilha Serviço Público- Metodologia em Educação a Distância

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