quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 As orientações, como o nome já diz, serviu e serve para nos orientar nas realizações das atividades propostas.



MOMENTO 1 - “Abrindo o caminho”

1) Ambientação no Moodle (existe uma relação de tarefas práticas para você realizar);
2) Participação no fórum "Abrindo o caminho", onde cada um fará uma apresentação informal com suas expectativas, vivências etc.
3) Para concluir, você fará um relato desses primeiros dias no curso (atividade obrigatória).
Consulte o cronograma e esteja atento(a) às orientações do seu tutor. Bom trabalho!
Abaixo você encontra a relação dos materiais de apoio e das atividades a serem feitas.

MOMENTO 2 - “Traçando o caminho na EaD”

Muito bem! Esperamos que após esses primeiros dias você já se sinta mais a vontade em nosso ambiente de aprendizagem. Mas sabemos que essa familiaridade é conquistada um pouco a cada dia. Portanto, precisamos continuar nossa trajetória e para isso reservamos as seguintes atividades para o Momento 2:
1) Participação no fórum "Gestão do tempo" para que cada um exponha as estratégias criadas para organizar suas atividades diárias dentro do tempo que se dispõe (atividade obrigatória).
2) Elaboração de um fichamento sobre o texto 2, cuja temática é o texto "Técnicas de estudo" (atividade obrigatória).
3) Familiarização com alguns recursos do Google Apps Education, com a realização de tarefas práticas.
Consulte o Guia do Aluno para realizar esta tarefa.
Converse sempre com seu tutor e procure interagir com os colegas.
Abaixo você encontra a relação dos materiais de apoio e das atividades a serem 


MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"

Que bom, aos poucos conhecemos um pouco mais a dinâmica própria da educação a distância. Neste Momento abordaremos alguns aspectos conceituais que envolvem um curso desta natureza. Você pode começar pelo vídeo: assista o vídeo sobre EaD, disponível no CD-ROM e anote os pontos que considerar importantes. Depois faça uma leitura atenta dos textos indicados.
A  atividade deste Momento é:
1) Realização de pesquisa dirigida na máquina de busca Google de modo que você conheça algumas dicas importantes para localizar aquilo que deseja na Web.
Veja os materiais de apoio e as atividades abaixo.  


MOMENTO 4 - “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”

·                     Percorremos por alguns conhecimentos durante esses dias de atividades intensas e agora cada um de vocês parece estar mais familiarizado com a dinâmica própria da educação a distância. Que bom!
Neste Momento 4 a ênfase será:
1) Elaboração de um glossário de termos do universo da EaD. Cada um de vocês pode inserir quantas palavras quiser ao longo do curso. Para inserir uma nova palavra, basta acessar o Glossário e clicar em "Novo Item".
2) Participação do Fórum "Tecnologias no cotidiano do aluno"; 

MOMENTO 4: Orientações para Glossário– Módulo Acolhimento

Turmas Graduação


Prezados alunos,
            Segue abaixo, o objetivo bem como as orientações para participar da construção do Glossário.
Objetivo:
            A construção de um glossário constitui-se em tarefa fundamental para que os alunos aprendam alguns termos próprios da educação a distância, como por exemplo: on-line, colaboração, cooperação, objeto de aprendizagem etc. O glossário pode ser utilizado para promover a aprendizagem ativa.
            Para inserir uma palavra, basta acessar o Glossário no Momento 4 e clicar em inserir “Novo Item”, conforme figura abaixo.

 


Contem com toda a equipe de tutores, professores e equipe NEAD.
Abraço
Luciene e equipe


MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”

·                                 Ufa, atingimos o último Momento do Módulo de Acolhimento! Que coisa boa, pois certamente novos conhecimentos foram construídos. Para fecharmos com chave de ouro, convidamos vocês a realizarem um trabalho em grupo: a construção de um projeto colaborativo. Esse será o foco deste Momento 5. Mas outras atividades fazem parte, veja:
1) Leia e estude o texto Blog e Wiki da apostila.
2) Acesse os links abaixo:
Wikipédia: enciclopédia virtual e colaborativa:
Exemplo que um wiki criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:
Programa para criar seu próprio wiki (em português):
Exemplo de um blog criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:
·                                 Sites que fazem a hospedagem gratuita de blogs:
3) escolha seu grupo e faça contato com os demais colegas do seu grupo e dê início à proposta do trabalho em grupo, que está descrita no item Atividade 6: Elaboração de Projeto Colaborativo. Esta atividade é obrigatória e vale 20 pontos!
4) Para concluir, você fará uma auto-avaliação e avaliará o curso também.
Esperamos que essas atividades contribuam ainda mais com os seus conhecimentos.

 Fonte: Modulo de acolhimento UFJF






Nenhum comentário:

Postar um comentário