quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MÓDULO DE ACOLHIMENTO

Com o objetivo de nos preparar para as novas habilidades que a modalidade a distância exige, o Módulo de Acolhimento antecede  as disciplinas e é independente do curso ao qual estamos matriculados. Sendo este um curso de capacitação destinado a nós alunos da UFJF. Como uma estratégia viabilizadora de melhores práticas para o processo educacional a distância o mesmo visa nos introduzir neste novo cenário de orientação. Neste momento, nos foi proposto algumas atividades para melhor ambientação na plataforma de acesso. A plataforma é o ambiente virtual para realizar tarefas, fazer downloads e leituras de textos propostos, para que possamos entrar em contato com outros alunos e com professores/tutores. Este, como o próprio nome diz, é o momento de acolhimento, que a UFJF encontrou de nos prepar para nossa caminhada rumo a aprendizagem, ao conhecimento, ao descobrimento etc.   
 
Para concluir, entende-se que o Módulo de Acolhimento seja um programa integrado de capacitação institucional de educação a distância desenvolvido pela equipe da UAB/UFJF. Este programa tem como objetivo, auxiliar o aluno do curso a distância a utilizar a diversas ferramentas que a plataforma de ensino oferece como:Moodle, Google Apps Education, Ponto D Encontro, sinter de Pesquisas na Internete, Blogs e Wikis, Forum de Discursões, atividades e Leituras Sugeridas.

MOODLE: A Sala de Aula Virtual



O Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. Criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, a plataforma está em desenvolvimento constante, tendo como filosofia uma abordagem social construtivista da educação.O Moodle é a principal plataforma de sustentação das atividades a distância de nossos cursos.

GOOGLE APPS EDUCATION: Ferramenta de Edição, Comunicação e Pesquisa


O Google Apss Education é um aplicativo do Google que tem uma proposta simples:otimizar a comunicação entre as pessoas de forma rápida e compartilhada.
E para melhorar ainda mais os nossos estudos o Google Apps oferece agenda pessoal, editor de documentos (Google Doc) e a possibilidade de compartilhar esses arquivos com professores e colegas de turma. Você também pode conversar, em tempo real, através do Google Talk, com mensagens de texto e chamadas de voz gratuitas em todo o mundo. Tudo isso com mais de 2 gigabytes de espaço disponível para você utilizar da melhor maneira possível como forma de potencializar as outras ferramentas educacionais.Todo este serviço é hospedado pelo Google, não sendo necessário instalar, fazer download ou manutenção de hardwares ou softwares específicos.
Basta acessar o endereço mail.uab.ufjf.br e fazer o login.

PONTO D'ENCONTRO: O Ambiente de Socialização


O Ponto D'Encontro é o site de relacionamentos institucional adotado pela UFJF com a finalidade de proporcionar aos alunos maior entrosamento, permitindo a criação de suas comunidades, promovendo assim sua comunicação e socialização através de um ambiente descontraído.

Ao tratarmos de educação a distância on-line ,na qual o professor não esta fisicamente presente pensamos em máquinas ,principalmente em computadores e ao pensarmos em computador logo imaginamos em uma relação fria e distante e foi pensando nisso que o NEAD disponibilizou o Ponto d'Encontro.

SITES DE PESQUISAS NA INTERNET: Os Recursos e Técnicas

Pesquisar na web é uma tarefa que exige intuição e paciência. A quantidade de informação disponível é imensa é preciso ter bastante cuidado para não nos perdermos pelos milhares de endereços e seus hiperlinks que oferecem variadas opções de percursos.
Há muitas opções de mecanismos de busca, a escolha dependerá do seu propósito se o objetivo de pesquisa esta relacionado com uma região geográfica ou um tipo de assunto especifico, pode-se por exemplo, consultar o site de busca Yahoo é o mais antigo dos sites da web com dez anos de operação, oferecendo um excelente diretório com informações agregadas por temas, países, cidades, áreas de conhecimento etc.

FONTE: Informações e imagens retirados do blog: 
http://modulodeacolhimentoneadufjf.blogspot.com/ e
http://siga.ufjf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário