quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EAD

Nas postagens anteriores já foi falado sobre a metodologia do Ensino Presencial Virtual. Hoje veremos como acontece o sistema de acompanhamento do curso. Destacaremos a sua importância para o bom andamento
do processo ensinoaprendizagem. No entanto, são necessários meios para auxiliar a sua adaptação na uti lização desses recursos tecnológicos, principalmente para ajudá-lo na solução de problemas. É sobre
isso que vamos tratar ao longo deste texto: como auxilia-lo, o aluno da EAD.

Pense um pouco sobre as atividades que você já realizou até aqui.

Nos momentos de dúvidas, como você se comportou? Leu mais de uma vez o material e tentou sanar suas dúvidas? Ficou cansado, fechou o material e foi ver outras coisas? Ou desejou que um professor
esti vesse ali perto para esclarecer suas dúvidas? Somos capazes de responder sem hesitar que você provavelmente pensou na possibilidade de estar com um professor por perto para ajudá-lo, não é mesmo? Nós não adivinhamos isso, apenas pensamos no óbvio. Muito simples!

Estamos acostumados desde nossos primeiros anos de escola a ter o professor à nossa frente para tirar  nossas dúvidas. Só que na EAD a metodologia é outra! Lembre que a principal característi ca dessa
modalidade de educação é justamente a distância fí sica existente entre o aluno e o professor e os demais colegas de curso? Por isso, para desenvolvimento de cursos a distância são uti lizados diferentes meios
para auxiliar na adaptação do aluno e, principalmente ajudá-lo na solução de problemas no decorrer do  processo.

Você precisa de alguém que o oriente, que o ajude a esclarecer suas dúvidas, que o incenti ve e esti mule, que o acompanhe de perto durante todo o processo de aprendizagem.

Para suprir essa necessidade, você contará com o acompanhamento de um professor, aqui inti tulado, tutor presencial.

MAS, QUEM É O TUTOR?

Tradicionalmente, o termo tutor é empregado com o signifi cado de protetor, responsável pela condução de alguém que fosse incapaz de conduzir sua própria vida. Na maioria dos casos, o tutor substi tui os pais, quando esses se separam dos fi lhos em defi niti vo. O papel do tutor, nesse caso, é cuidar dos interesses materiais, emocionais e educacionais do protegido, neste caso, você aluno.

O tutor presencial tem a relação direta com você, auxiliando-o no manuseio e na aproximação dos conteúdos. Ele administra ainda situações de confl ito, de euforia, desânimos e roti nas, tendo que manter o aluno moti vado e ati vo em seus estudos.

A  figura do tutor presencial, a quem compreende a função de ser facilitador e mediador da aprendizagem, além de ser moti vador é orientador da roti na acadêmica. A ati vidade de tutoria, no âmbito da educação, diz respeito ao acompanhamento próximo e a orientação sistemáti ca de grupos de alunos realizada por pessoas experientes na área de formação.

No sistema de EAD, o tutor presencial tem um papel relevante, pois, é por meio dele que se garante a   interrelação personalizada e contí nua do estudante no sistema e se realiza a arti culação necessária entre os elementos do processo e à consecução dos objeti vos.

O tutor é o orientador da aprendizagem. É aquele que apóia a organização didático-pedagógica do estudo a distância, promove a parti cipação ativa do aluno, incentiva e orienta na elaboração do plano de estudos, acompanha e facilita e/ou a aprendizagem; incentiva à participação do aluno em interatividade; disponibiliza informativos relevantes, calendários acadêmicos e de reprises, cronogramas de avaliação; arquiva e/ou envia
documentações necessárias; etc.

Especifi camente, o tutor possui três funções:

Acompanhamento: visa à formação do saber-ser. Abrange a formação de valores, hábitos, ati tudes, em especial aquelas que levam à autoafi rmação e a valorização humana;
Orientação da aprendizagem: voltada para a formação do saber (conhecimentos) e do saber-fazer (habilidades e capacidades específi cas);
Supervisão do processo de avaliação: imprescindível para a garanti a da qualidade e sucesso da aprendizagem. É importante para a formação da auto-confi ança, autoesti ma e autonomia do sujeito.


POR QUE É TÃO IMPORTANTE O APOIO TUTORIAL NA EAD?

A modalidade de EAD gera, para muitos alunos, certa insegurança, devido a distância fí sica do professor. O tutor presencial por esta razão passa a ser de fundamental importância na EAD, uma vez que esteja pronto para orientar, esti mular e não deixar que o aluno se sinta abandonado.
Com a tutoria presencial, é possível a obtenção de dados e questões para a melhoria do processo ensinoaprendizagem, a identi fi cação de problemas individuais e coleti vos e uma maior agilidade na solução de problemas. A tutoria é necessária para orientar, dirigir e supervisionar o processo ensinoaprendizagem.

Para exercer a tutoria são necessárias habilidades e competências inerentes a essafunção, tais como: capacidade para moti var o aluno para o estudo, facilitar a compreensãode conteúdos, esclarecer dúvidas, ter bom conhecimento das TICs e saber uti lizá-las. Aatividade de tutoria é um conjunto de ações educativas que:

• favorecem a habilidade de trabalhar em grupo;
• promovem a cooperação entre os alunos;
• esti mulam a interação entre os grupos, com o objeti vo de incenti var os alunos a enfrentarem as difi culdades presentes nessa modalidade de ensino;
• possibilitam a obtenção de crescimento intelectual e a autonomia dos alunos;
• incenti vam o respeito a objeti vos comuns.



Resumindo...

• A tutoria em EAD diz respeito à orientação acadêmica, ao acompanhamento pedagógico e à avaliação contínua da aprendizagem dos alunos;
• O tutor presencial tem a relação direta com o aluno. Ele administra as situações de conflito, de euforia, desânimos e roti nas mantendo o aluno moti vado e ati vo em seus estudos;
• O tutor possui basicamente três funções: Acompanhamento, orientação da aprendizagem e supervisão do processo de avaliação.
Fonte: informações retirados de Apostilha curso técnico da UFPR

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