ATIVIDADES DO MÓDULO: MOMENTO 2 - “Traçando o caminho na EaD”
Como vimos no texto Técnicas de estudo *, "o fichamento serve para identificarmos as informações mais importantes de um texto. Ele é um instrumento muito útil, que serve tanto para estudarmos futuramente como para buscarmos informações para a confecção de um trabalho". Elabore um fichamento do referido texto. Nele você deverá seguir o apresentado no texto lido, observando que há uma citação de outro autor inserida nele. Consulte o manual de formatação no site da UFJF: http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos-e-produtos/normalizacao-2/ para adequá-lo às normas de formatação da Instituição. Na plataforma existe um modelo de fichamento. Esta atividade vale 10 pontos e deve ser enviada pelo item Tarefas, até o dia 21 de setembro.
* - Texto disponível na pasta Textos - Momento 2 - Traçando o caminho na EAD.
Módulo de Acolhimento | |
Curso: Licenciatura da Computação | |
Tutor (a): Alexandre Villar de Oliveira | Pólo: Juiz de Fora |
Aluno (a): Ana Cláudia Dias |
FICHAMENTO SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32. | |
As técnicas de estudo apresentadas pelo autor são simples, mas serão de grande contribuição para o aprendizado. ----------------------------------------------------- “Sempre começamos a estudar com uma leitura geral do texto, a partir da qual produziremos um glossário, que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos.” O fichamento é um instrumento muito útil para estudos futuros e para buscarmos informações na elaboração de um trabalho. O fichamento nada mais é do que o esquema completo do texto Depois de lermos o texto por quatro vezes podemos ao final de cada uma produzir um tipo de material: fichamento, resumo, resenha Um resumo não é, simplesmente recortar trechos importantes de um texto e colocá-los numa sequência em que são apresentados. A resenha é um trabalho especializado, afinal, para fazermos um juízo crítico sobre um conteúdo é preciso muito conhecimento. ------------------------------------------------------ “Por isso, lembre-se: você é capaz de pensar e deve aprender a pensar por si mesmo”. A educação não deve ser a simples reprodução de conteúdos, mas a construção do conhecimento próprio. | O autor fala da utilização de algumas técnicas que contribuem para o aprendizado. A importância de produzir um glossário, no qual colocamos as palavras desconhecidas e seus significados. A importância e a utilidade de um fichamento. Definição de fichamento. Importância em se diferenciar e identificar o grau de complexidade entre fichamento, resumo e resenha. O resumo é um texto novo, escrito pelo próprio aluno, com suas próprias palavras. Na resenha podemos fazer nossos comentários, críticas quando necessário. A importância de se formar indivíduos críticos e autônomos. A importância de construir seu próprio conhecimento. |
Módulo de Acolhimento | |
Curso: Licenciatura em Ciência da Computação | |
Tutor (a): Alexandre Villar | Pólo: Juiz de Fora |
Aluno (a): Maria Eliete Gomes |
FICHAMENTO SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32. | |
Anderson Luiz e Rodrigo nos relatam que para que possamos compreender bem um texto, é preciso vários degraus, no qual cada um deles corresponde a uma leitura, onde a primeira e a segunda correspondem apenas a uma suspeita, a terceira analisa os indícios e perseguem as principais pistas e a quarta, traz a tona o parecer final. ************************Sempre devemos começar a estudar com uma leitura geral do texto, a partir da qual produziremos um glossário. ************************ Ao termino da primeira leitura, o autor nos sugere que esqueçamos o texto e pesquisemos, na internet, em uma biblioteca. ************************ O glossário é um instrumento muito útil por três motivos: (1) ao buscar conhecimento sobre o significado de palavras desconhecidas, estaremos enriquecendo o nosso vocabulário e ampliando o nosso repertorio de fala e de escrita (2) que estaremos enriquecendo nossos conhecimentos gerais ao esclarecermos fatos históricos conceitos teorias, autores e doutrinas (3) o glossário nos ajudara a economizar tempo. ************************ Tendo esclarecido suas duvidas fazer uma segunda leitura do texto, onde devemos ler devagar e sublinhando as informações mais importantes em cada texto. ************************ O fichamento serve par identificarmos as informações mais importante de um texto, Nos mostra que o fichamento tem todas as informações principais de um texto, ************************ O glossário e o fichamento são trabalhados de caráter bem pessoal, onde segundo os autores temos que considerarmos o nosso próprio repertorio sobre o tema. ************************ Ao passarmos para a terceira e quarta leituras, temos que sermos mais cuidadosos, pois nosso trabalho nos cobra um pouco mais de formalidades e de fidelidades, as idéias do autor, agora surgem novas pistas (os indícios). ************************ Devemos ter em mente nessa fase três perguntas básicas. Sobre o tema do texto, sobre a tese, ou teses, defendidas pelos autores e sobre a maneira como eles nos convence de suas idéias. ************************ Qual é o assunto geral tratado pelo autor, sobre o que ele está escrevendo quais as teses defendidas por eles, ou seja, qual o ponto de vista do autor sobre o tema, que o leitor seja capaz de identificar se a vários ponto de vista (teses), devemos também sermos capazes de identificar alem do tema e da tese do texto, como o autor tenta nos vender o seu peixe. ************************ Os autores durante o texto todo faz referencia sobre anotações, e no diz que a medida que vamos fazendo ao terceira leitura devemos anotar as respostas das três perguntas e marcar a tese principal e secundarias, com isso ************************ Isso porque o resumo não é simplesmente um trabalho em que basta recortar trechos importantes do texto e ir colocando uns nos outros na seqüência em que são apresentados pelo autor, este não é uma costura de colcha de retalhos, que a principio pode parecer bonita, mas na verdade é feita de panos. ************************ Um resumo deve ser um texto novo, escrito pelo próprio estudante e com as próprias palavras relatar o que acabamos de ler. ************************ O resumo tem que apresentar na seqüência (1) o texto e o autor; (2) o tema (3) as teses; (4) os vários argumentos na seqüência em que eles apareceram no texto. ************************ Chegou a hora do parecer final, onde passaremos para a quarta leitura do texto, uma vez que já fizemos aos três leituras sugeridas pelos autores, e produzirmos o glossário, o fichamento e o resumo, então já podemos passar par a produção da resenha que é o resultado da 4ª leitura. ************************ A resenha é uma espécie de resumo ampliado, no resumo apenas apresentamos as idéias de um texto e na resenha fazemos um juízo críticos sobre o conteúdo portanto é preciso um alto grau de conhecimento daquilo que analisamos. ************************ A quarta leitura necessita de um grau de atenção ainda maior do que a terceira, pois é preciso anotar: os argumentos mais interessantes do autor, assim como aqueles que não vem bem explicados, as novidades que ele sugere, é preciso identificar também as idéias que serão tomadas de outro estudiosos, o estilo da redação; o modo como ele conduziu o texto... ************************ Os autores sugerem que é para que comecemos a produzir resenhas não visando a uma analise de especialista, mas nos levar a posicionar criticamente diante de tudo aquilo que viermos a termos, que tenhamos consciência que a resenha é uma forma de aprimorar alem da nossa capacidade de compreensão sobre um assunto, mas também a capacidade de posicionar sobre ela. ************************ Os autores citam que o Filosofo Kant defendia que cada um deve ser capaz de pensar por si mesmo, evitando apenas reproduzir as idéias dos outro. ************************ E preciso formar indivíduos críticos e autônomos capazes de a partir da reflexão, produzem suas próprias idéias ************************ A sugestão dos autores é que a resenha seja um texto dissertativo que contenha os seguintes elementos apresentados na ordem: em primeiro, nos apresentamos o autor (tudo relacionado a ele); no segundo momento apresentamos a idéia do texto (resumo); em seguida fazemos uma critica ao texto, sem esquecermos que toda critica deve ser bem fundamentada; e por fim debatemos sobre a importância do texto para a área de conhecimento em que ele se insere. ************************ Para concluir, os autores nos apresentaram um artigo de Frei Betto para que possamos exercitar os objetivos dessa nossa unidade de estudo: a leitura do texto e a produção de material de estudo a partir dela. ************************ Como sugerido, foi feito todo o procedimento como: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª leitura e seus objetivos para a partir do texto de Freio Betto, fazermos o fichamento, resumo e a resenha. ************************ Neste texto sobre técnicas de estudo a tese que os autores defenderam o tempo todo, é a de que uma boa forma de se estudar é fazendo quatro leituras do texto e produzindo ao final de cada uma um tipo diferente de material, como tese secundaria e explicita, eles defenderam que existe um grau de complexidade crescente entre fichamento, resumo, resenha, proporcional ao aprofundamento da leitura. Ou seja, devemos ficar atentos às palavras e expressões que funcionam como pistas que ajudam na investigação e compreensão de cada passo dado pelos autores durante o texto. | É preciso observar atentamente as pistas que os textos oferecem, para que assim com segurança possamos emitir o nosso parecer sobre o material investigado, os principais instrumentos de trabalho, será a atenção a capacidade de observação dos detalhes e o raciocínio lógico. ************************ Sugestão para que possamos entender o texto, ou seja, o glossário nos auxiliará para que os elementos desconhecidos possam ser esclarecidos. ************************ Dessa forma estaremos produzindo o glossário. ************************ É preciso termos organização, e com isso, nosso trabalho será bem mais fácil e bem mais rico, pois a pesquisa, a busca do conhecimento é a forma que usamos para buscar esse conhecimento nos proporcionara um aprendizado bem maior e ainda estaremos economizando tempo ************************ Preparando para passar para o segundo momento do trabalho ************************ Nos faz perceber que o ficahmento é um esquema completo do texto, onde ao lermos, é como se tivéssemos lendo o texto. ************************ Os autores nos quiseram passar que ao fazermos os glossários e o fichamento, não devermos ter medo de nos arriscar e de anotar as nossas idéias e as nossas duvidas. ************************ Ter cuidado nessa fase e prestar atenção nas pistas que o autor nos dar. ************************ O texto deixa evidente que ao passarmos para a 3ª e 4ª leituras do texto devemos já ter condições de chegar apo questionamento, entendimento sobre as idéias do autor sobre o texto. ************************ O autor nos mostra que a partir da 3ª leitura o leitor já tem que ter ma mente estes questionamentos. ************************ Fazendo isso já estaremos preparados para fará produzir um resumo do texto, ************************ O resumo é o entendimento do texto, o seu entendimento do texto e não uma copia da idéia do autor. ************************ O autor chama atenção para que não copiemos as idéias do outros, que busquemos entender o texto e a partir da ir podermos fazer nosso próprio trabalho, ************************ Os autores nos orientam que o resumo deve ter começo, meio e fim, assim, uma pessoa que nunca tenha lido o texto que estamos resumindo seja capaz de ter, a partir do nosso relato, uma noção geral do que foi tratado nele. ************************ Segundo os autores ao fazer a quarta leitura do texto, estamos nos preparando para que possamos formar uma opinião a respeito da idéias do autor. ************************ O autor chama atenção para que toda resenha contem em si um resumo. E que resenha e diferente de resumo, para fazê-la têm que ter mais cuidado e dedicação, atenção. ************************ Nessa fase devemos ser capazes de apontar todos aqueles elementos do texto que pode ser objeto da nossa critica *********************** Quanto mais nos aprofundamos em um assunto, mais somos capazes de analisá-lo criticamente. ************************ Os autores fizeram essa citação para nos mostrar que somos capazes de fazer algo sozinho, pois devemos aprender a pensar por nos mesmos. ************************ Os estudiosos defendem que a educação não dever ser a simples reprodução de conteúdos, mas a construção de um conhecimento próprio. ************************ Chama-nos a atenção mais uma vez para os critérios, pontos importantes que devemos seguir ao fazermos uma resenha. ************************ A fim de que depois da 1ª leitura possamos começar a investigá-lo para desvendar seus mistérios. ************************ Os autores usaram o texto de Freio Betto, para que pudéssemos pegar como exemplo, como realmente é o fichamento, o resumo e a resenha assim como as suas diferenças. ************************ Apresentação do tema, da tese e sobre o texto em geral. Ele conclui que com essa visão clara temos condições de redigir fechamento, resumo e resenhas, essas palavras são para nos mostrar também que é o trabalho do leitor como detetive investigar com mais atenção os textos que lê e observando as pistas fornecidas por eles. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário