quarta-feira, 13 de outubro de 2010

APRESENTANDO O CURSO

Sobre os Cursos

Os cursos de graduação e pós-graduação a distância oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) e assessorados pelo Centro de Educação a Distância (Cead) fazem parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB prioriza a capacitação de professores da educação básica com oferta cursos de licenciatura e de formação continuada, no entanto, o programa também disponibiliza cursos superiores em outras áreas do saber.

Assim, o programa UAB pretende melhorar a qualidade de ensino nas regiões atendidas por Pólos de Apoio Presencial da UAB parceiros da UFJF e conseqüentemente formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Todos os cursos a distancia da UFJF são gratuitos e buscam manter o mesmo padrão de ensino dos cursos presenciais da instituição. Os cursos são ministrados através da Plataforma Moodle, com atividades diárias (fóruns, chats, emails, videoconferência etc.) e as provas presenciais são aplicadas no pólo de apoio presencial, geralmente no final de cada período letivo.

Polos


Apresentando o Curso de Licenciatura em Computação.

O curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é voltado para todos que concluíram o Ensino Médio. Ele é parte do Plano Nacional de Formação de Professores (PAR) do MEC, o qual é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). São 295 vagas distribuídas em 10 polos, sendo 20% delas voltadas para os professores participantes do PAR. O curso está distribuído em oito períodos, cursados, em média, durante quatro anos.

Área de Atuação: O curso de Licenciatura em Computação da UFJF tem por objetivo formar professores com uma visão tecnológica em computação, capazes de atuar nos ensinos fundamental e médio e na educação profissional em cursos técnicos de nível médio. Além disso, o profissional licenciado em Computação poderá atuar em diversos setores, como instrutor em cursos de informática na iniciativa privada; pesquisador de novas tecnologias educacionais informatizadas, tanto na economia pública quanto na privada; gerente de área de tecnologia em instituições educacionais; coordenador de laboratórios de educação a distância e de suporte a plataformas de EAD; tutor ou coordenador de disciplinas ministradas à distancia.

O curso: A finalidade do curso de Licenciatura em Computação é suprir a demanda de educadores capacitados na área de informática para atuarem nas redes de ensino público e privado, bem como para exercerem o papel de instrutores em cursos desenvolvidos por empresas privadas. O curso deve proporcionar ao licenciado trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas, as quais poderão integrar a Computação no aprendizado dos conteúdos das outras ciências. Pretende-se que os estudantes se desenvolvam de forma harmoniosa e equilibrada, adquirindo consciência crítica e habilidades investigativas para se tornarem competentes no exercício do magistério e participarem como cidadãos responsáveis e úteis à sociedade.
         
                    
FONTE:  www.cead.ufjf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário