quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Atividade 1 - Relato da trajetória
Rever nossa trajetória será uma prática constante no Módulo de Acolhimento, pois é o que nos permite aperfeiçoar nossa atuação. Quando refletimos determinadas vivências conseguimos perceber com mais facilidade avanços e dificuldades que tivemos. Portanto, a proposta desta atividade é a seguinte:
Reflita sobre a primeira etapa do curso (Momento 1), sobretudo em relação à forma como você executou as atividades propostas e faça um relato.O seu relato deve ser digitado em um editor de textos (preferencialmente com extensão .doc). Obedecendo as normas de formatação da UFJF que você encontra no link: http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos-e-produtos/normalizacao-2/.
O envio deve ser feito pelo item "Tarefas" e o prazo final é dia 19 de semtembro.

 
Módulo de acolhimento - Atividade 1 - Relato da trajetória
MARIA ELIETE GOMES 

Bom, é engraçado, pois minha chegada até aqui na realização deste relato, foi mesmo uma trajetória, desde o momento de fazer a minha inscrição na plataforma Freire (PAR) para que eu pudesse fazer esse curso de Licenciatura em Ciência da Computação, isso porque no primeiro momento eu não poderia realizar minha inscrição, depois no último instante foi que permitiram que eu a fizesse e com isso consegui realizá-la. Depois algumas professoras de minha cidade tinham recebido e-mail já para matricula e eu não recebia, e diziam que eu já tinha recebido. Quando consegui confirmar que tinha sido contemplado com o curso, já tinha passado do dia de fazer a matrícula, a sorte é que mandei meus documentos e aceitaram. Minhas colegas receberam a confirmação da matrícula e a senha e eu não recebia, ligava diziam que já tinha mandado para mim, só depois e que descobrir que meu endereço de e-mail estava errado, até aqui já tinha pensado em desistir, pois parecia que tudo conspirava para que eu não fizesse esse curso.

Quando consegui resolver essa situação fiquei super feliz quando  recebi meu login e senha, mas a alegria durou pouco, pois não funcionava e fiquei dias tentando acessar com o meu login e senha não dava certo, foram varias tentativas e mais uma vez pensei em largar tudo, desistir desse curso que sempre sonhei em fazer, mesmo gostando muito dessa área de computação e sempre querer fazer um curso assim,  onde eu já pudesse ir além do que eu pude imaginar até hoje e de que já pude realizar em um computador, pois tenho pouco familiaridade com o computador, na internet. Mas o meu grande sonho é aperfeiçoar o máximo que eu puder e saber fazer qualquer atividade relacionada ao mesmo, desde o simples apertar de um botão para ligá-lo até ao mais alto conhecimento que eu tiver a chance de chegar, alcançar, puder buscar, ou seja, ao mais alto conhecimento possível  que eu consegui adquirir e com isso  poder compartilhar com as demais pessoas.

Depois de resolvido essa questão de senha e login, deparei com um ambiente virtual totalmente novo para mim, diferente de tudo que já tinha visto, distante da minha realidade, fiquei maravilhada, esplendida, emocionada, pois percebi naquele momento que eu tinha tirado a sorte grande, mil coisas passarão pela minha cabeça, meu coração disparou, eu sorri de satisfação, de alegria não conseguia acreditar que eu tinha sido selecionada para fazer o curso dos meus sonhos, era como se naquele momento estivesse começando uma nova faze de minha vida, pois estava diante do inicio da realização do meu grande sonho, que até então parecia tão distante, tão impossível de acontecer, pois até aquele momento, achava que nunca iria se realizar, naquele instante onde tudo passou pela minha cabeça, o mundo pareceu pequeno demais perante o tamanho da minha alegria, sentimento de vitória do  meu desejo de crescer e crescer, descobri o tamanho da possibilidade de conhecimento que estava ali bem diante dos meus olhos, das minhas mãos.

Depois de já ter mim familiarizado um pouco, e ainda sobre o efeito do impacto do primeiro momento, surpresa e aliviada percebi que já podia entrar em contato com colegas, tutores e a Universidade, ao mesmo tempo em que mim deu medo, desespero, angustia, pois mim sentia um peixinho fora do rio, um passarinho fora do seu ninho, mim sentir totalmente perdida, sem saber o que fazer, por onde começar, como começar, como fazer as atividades que já estava atrasadas. Fiquei com vontade de sair correndo, de desistir foi ai que fui mexendo, abrindo um arquivo aqui, outro ali, mas ainda estou pedindo socorro, pois é tudo muito novo e diferente para mim.

Ainda não sei se vou poder continuar nesse curso, mas até esse momento minha trajetória foi cheio de idas e voltas, de incentivos, de perseverança, de força de vontade, desejo, muitos desafios e desanimo ás vezes, certeza de que não vou continuar e de que quero continuar. Otimismo, alegria, desespero, esperança, sonho de crescimento, desejo profundo em continuar aprendendo, lutar para não desistir nas primeiras dificuldades que surgiram, e de muita perseverança.

Mas o bom de tudo isso, é que tenho consciência que temos que lutar pelos nossos sonhos e desejos, e que é com dificuldades, sofrimento que conseguimos realizar nossos sonhos e ultrapassar as barreiras para podermos alcançar nossos objetivos, se realmente for mesmo sonho e objetivos e não ou apenas palavras, pois nada cai do céu, e se queremos realmente algo de verdade, devemos fazer o possível e ás vezes tentar até mesmo o impossível, ou seja, para realizar nossos sonhos não devemos desistir na primeira dificuldade que surgir em nosso caminho, temos que correr atrás, se algo estiver difícil, estiver parecendo impossível, devemos pegar com deus e lutar para resolver. Podemos pegar como exemplo o rio, que sempre contorno seus obstáculos rumo ao seu destino.  Temos que persistir, não ter vergonha de passar e-mail pedindo mais informações, de ligar, perguntar, pedir socorro, pois tudo isso faz parte de nosso crescimento e conhecimento o que não pode é desistir diante das dificuldades.  

Em fim, sei que não vai ser nada fácil, e que talvez tenha que desistir desse sonho, de fazer esse curso, apesar de tudo que falei, mas se isso acontecer, não estarei abandonando, desistindo definitivamente dele, mas apenas o deixando neste momento, e o adiando para mais tarde. Mas aprendi muito até agora, com todas essas dificuldades que passei, até consegui enviar esse texto que o senhor está lendo. Vou fazer de tudo para consegui chegar até o fim desse curso, não será fácil, mas eu desejo tanto, tanto que acho que se tornará realidade, pois estou confiante e “Auto confiança é o primeiro requisito para grande realizações”. 

               
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário