quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tutores

O tutor tem a tarefa de proporcionar situações favoráveis para que o aluno aprenda, apropriando-se de todas as ferramentas disponíveis para facilitar a interação.  Este deve sempre buscar a autenticidade de seus atos pedagógicos, rompendo velhos paradigmas, sem receio de inovar, investindo na construção de uma relação de respeito e confiança, visando à superação dos obstáculos encontrados pelo aluno. Portanto percebemos como que o papel do tutor é complexo, pois este atua nas funções de transmissor de conhecimento, organizador, orientador e facilitador no processo de aprendizagem do aluno, isto é, um gestor de informações, onde o aluno terá acesso as mais diferentes formas de aprendizagem, tornando-a dinâmica e atrativa.

Portanto, em um curso à distância, a presença dos tutores na vida do aluno é essencial para o bom andamento do curso. Além disso, eles são o elo de ligação entre nós e a universidade.
Nos cursos do EaD há dois tipos de tutores:
Tutor à distância: agente responsável por realizar as orientações do professor, focando sues esforços na resolução efetiva da maior parte dos problemas de conteúdo, assim como dinamizar a apropriação, por parte dos alunos, dos conteúdos da disciplina, relatando, a tempo, para o professor o andamento da aprendizagem dos alunos.


Tutor presencial: agente encarregado de habilitar o aluno no seu processo de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento do perfil do aluno à distância mediante a apropriação das técnicas e ferramentas que permitem o desenvolvimento da aprendizagem individual à distância. Também é responsável por dinamizar a socialização interna para fins de aprendizagem, assim como desenvolver relações afetivas que permitam ao aluno se sentir parte integrante da comunidade UFJF.

ALGUMAS INFORMAÇÕES RETIRADOS DO BLOG ACOLHIMENTO UFJF e outras de textos estudados no módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário